coluna

Corpore Sano: biológicos e biossimilares

00:00 · 11.08.2018

O uso da biotecnologia no tratamento de doenças de impacto para a população, como as reumáticas ou autoimunes, será destaque do Seminário Internacional sobre Medicamentos Biológicos e Biossimilares, que acontece dia 13, na Cidade do Panamá. Também serão discutidas as várias etapas envolvidas desde o descobrimento da molécula até a chegada do medicamento ao mercado por especialistas na área, como o Dr. Gilberto Castañeda, professor do Departamento de Farmacologia do Centro de Investigação e de Estudos Avançados do Instituto Político Nacional do México (Cinvestav), e a Dra. Alejandra Babini, ex-presidente da Sociedade Argentina de Reumatologia. O Vida participa do evento a convite da Pfizer.

Image-0-Artigo-2434346-1

Telona - O site do movimento Slow Medicine (Medicina sem Pressa) listou filmes que falam de amor em todas as suas formas, mas também de envelhecimento, doença e a prática médica. Entre as indicações estão clássicos como: Mandie sua vida e sua arte (Irlanda, 2016); Para sempre Alice (USA, 2015); Intocáveis (França, 2012); Elsa e Fred (Argentina, 2006); A balada de Narayama (Japão, 1983); A forma da água (EUA, 2018) e Copacabana (Brasil, 2001).

Sim

Avanços

A Abbvie anuncia a aprovação pela Anvisa do Venetoclax, medicamento oral indicado para o tratamento, em monoterapia, de pacientes adultos com Leucemia Linfoide Crônica (LLC). Esse tipo de câncer de progressão lenta afeta principalmente adultos com idade acima de 55 anos. O Venetoclax é o primeiro inibidor de BCL-2 aprovado no Brasil.

Não

DCNTs

Apesar dos progressos na redução da mortalidade infantil, na melhoria da saúde materna e na luta contra HIV/Aids, tuberculose e malária, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis continuam a preocupar. No País, 74% das mortes provêm das DCNTs, doenças cardiovasculares, respiratórias, câncer e diabetes.

Encontro científico

Difundir conhecimentos sobre reprodução humana, andrologia, obstetrícia e medicina fetal é o que propõe o I Simpósio Internacional de Infertilidade e Medicina Materno-Fetal. O evento, que acontece dias 28 e 29 de setembro, em Fortaleza, é realizado pela Clínica Evangelista Torquato, em parceria com a Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, a Sociedade Brasileira de Urologia (CE), a Rede Gestar e a Cooperativa dos Ginecologistas Obstetras do Ceará .

Plataforma

A Boehringer Ingelheim disponibiliza, em parceria com o Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica, a plataforma gratuita Lungs On Academy, voltada apenas para médicos. Nela, os profissionais podem acompanhar, via streaming, aulas e casos clínicos sobre o câncer de pulmão.

Suplemento

A OMS recomenda às gestantes a suplementação diária de ácido fólico a fim de prevenir malformações neurológicas no feto, e de ferro. Esses são alguns dos 22 nutrientes do suplemento Nestlé Materna, que ganhou uma nova fórmula e chega ao Brasil como relançamento do composto Materna.

"A felicidade pode ser aprendida. Ela se aprende por meio do amor"

Bert Hellinger - Psicoterapeuta

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.