coluna

Corpore Sano: Beber demais envelhece?

00:00 · 13.01.2018

Beber em excesso pode afetar a aparência? Após acompanhar 11.600 adultos por 11 anos e meio, estudo dinamarquês, publicado no Journal of Epidemiology & Community Health, indica que sim. "Embora não haja uma conclusão definitiva sobre os efeitos do consumo pesado nos sinais de envelhecimento, o estudo aponta que o uso de mais de 21 doses por semana foi associado ao risco de apresentar arco senil (anel opaco ao redor da íris) e lóbulo crease (vinco da orelha)", diz a coordenadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, Dra Erica Siu. Segundo a OMS, uma dose (10/12 g de álcool puro) equivale a 330 ml de cerveja, 100 ml de vinho ou 30 ml de destilado.

Image-0-Artigo-2346138-1

Sono - Certas medicações para tratar a insônia, quando usadas de forma recreativa e em doses altas, podem induzir dependência, tolerância (necessidade de doses maiores para se obter o mesmo efeito), embotamento da atenção ou da memória. "Como alguns são relaxantes musculares ou depressores respiratórios, podem agravar quadros limítrofes de síndrome da apneia do sono", diz o Dr. Nonato Rodrigues, do Departamento Científico de Medicina do Sono da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Sim

Saúde mental

"Quem cuida da mente, cuida da vida" é o mote da campanha Janeiro Branco. Nesse sentido, o Veredas Psicológicas realiza três rodas de conversa (gratuitas, vagas limitadas). A primeira - "Luto não reconhecido" - acontece dia 19, das 19 às 21h, com as psicólogas Luíza Braga e Nara Barreto. Inscrições: veredaspsi@gmail.Com.

Sim

CVV na linha

Até junho, todo o território nacional terá o serviço 188, telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio. É operado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em convênio com o Ministério da Saúde. Só em dezembro de 2017, 150 mil brasileiros usaram o serviço, disponível hoje em 15 estados e DF.

Estigma a ser vencido

"O jornalismo, como um reflexo da sociedade, não está, ainda, preparado para lidar com um tema de tamanha delicadeza', pontua Bianca Landi Cabral em seu TCC "Uma análise da abordagem de reportagens televisivas acerca de casos de transtornos psiquiátricos", apresentado ao curso de Comunicação Social da Unesp. Vale a pena ler atentamente a pesquisa que faz um recorte para doenças envoltas em tabus (esquizofrenia, transtorno bipolar e transtorno obsessivo compulsivo).

Arte de cuidar

Em "Alzheimer - A doença e seus cuidados" (Unesp), o médico geriatra Alessandro Jacinto e a jornalista Marisa Folgato compartilham histórias de pacientes, famílias e cuidadores que convivem com o Alzheimer, doença que afeta 65% dos 47,5 milhões de casos de demência no mundo.

Cirurgia plástica

A diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Regional Ceará) será empossada hoje (13), para o biênio 2018/2019. É presidida por Giovanni Bezerra Martins, Harley Cavalcante (tesoureiro) e Cláudio dos Santos (secretário). A cerimônia será na nova sede do CRM.

"

Qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?"

Sigmund Freud. Médico (1856 - 1939)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.