Coluna Corpore Sano - Giovanna Sampaio

00:00 · 06.01.2014
Centro por excelência

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará (Uece) alcançou mais uma vez o conceito 6 conferido pela Capes, avaliação que indica o nível de excelência internacional das pesquisas cearenses. A posição da instituição também é destaque no Brasil. Além da Uece, quatro centros receberam a mesma nota: UEL (Paraná), UFMG e UFV (Minas Gerais), e Unesp/Jab e USP (São Paulo), condição que tem atraído estudantes e pesquisadores de várias partes do mundo, confirma o coordenador do PPGCV, Prof. Dárcio Teixeira. Anualmente, o programa recebe apoio da Capes, do CNPq e da Funcap.

sono saudável. A troca regular dos travesseiros é essencial. Com o tempo, o produto reúne micro-organismos que se alimentam das secreções que eliminamos durante o sono: boca (saliva), ouvidos (cerume), olhos (lágrimas), nariz (coriza), cabelos (seborreia) e pele (suor e pele morta). Somando tudo isso às secreções artificiais (cosméticos, perfumes, tinturas e maquiagem), constata-se os níveis de contaminação diária, alerta Renata Federighi (Duoflex).

Sim
Prevenção

O uso do ar-condicionado exige uma ação preventiva, pois ele ressaca o muco protetor das vias aéreas. Se o aparelho não for higienizado, favorece a proliferação de ácaros, fungos, mofo e bactérias: um adulto gripado que trabalha num escritório com ar-condicionado, pode disseminar o vírus para 70% das pessoas do mesmo ambiente.

Não
Ácaros

Sem proteção antimicrobiana, após seis meses de uso, o travesseiro contém cerca de 300 mil ácaros; com dois anos, até 25% do seu peso é formado por ácaros vivos, mortos e suas fezes. Não adianta expo-los ao sol, pois no interior do produto, os ácaros se proliferam. Como cautela, o produto deve ser trocado a cada dois anos.

E tudo se fez silêncio

Conseguir vivenciar um longo período de silêncio numa vida corrida como a que temos hoje é algo cada vez mais raro e precioso. É este justamente um dos preceitos da Organização Brahma Kumaris, com sede na Índia, 8.500 centros em 110 países, territórios e ilhas: "Antes de qualquer criação há o silêncio. Silêncio é condição essencial, o ingrediente vital para toda a criação e para tudo o que é criado. O artista começa com uma tela branca - silêncio. O compositor se expressa entre as notas e além delas. O que há de mais profundo na existência é o silêncio, e o caminho para ele é a meditação". Em Fortaleza, a Organização oferece, em sua sede (Rua Joaquim Nabuco, 2270; (85) 3224.5210) uma programação contínua de palestras, vivências e cursos abertos ao público.

Doors no Ceará

A espondilite anquilosante começa com uma simples dor nas costas, mas se não for tratada corretamente, pode levar à incapacitação física (a coluna fica arqueada e fazer com que o indivíduo limite sua visão apenas para baixo). Para alertar os nordestinos sobre os sintomas, foi lançado o Projeto Doors, cujo objetivo é ampliar o acesso a exames e diagnósticos mais precisos do que usual teste de imagem por raio-X.

Doors no Ceará II

Os candidatos a participar do Projeto Doors serão escolhidos segundo critérios médicos e a necessidade de confirmação de diagnóstico. Os interessados em conferir quais os centros de atendimento participam do projeto no Ceará, podem obter informações no serviço ao consumidor da Abbott: 08007031050 (de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30). Importante: cerca de 2% das pessoas nascidas com as células HLA-B27 irão desenvolver a doença.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.