Rastreamento

Câncer de mama em pessoas trans

00:00 · 21.04.2018

Os homens podem ser acometidos pelo câncer de mama e devem ser orientados sobre essa neoplasia. Não só os cisgêneros devem se preocupar, mas também as pessoas trans. O tema será discutido durante a 48ª edição da Jornada Paulista de Radiologia, que acontece em maio.

"Mulheres trans fazem terapia hormonal para obter a mama. O uso de hormônio instiga a questão sobre o aumento do risco de câncer, pois conduz a formação do tecido mamário com ductos e ácinos idênticos ao da mama biologicamente feminina", diz o Dr. Luciano Chala.

O especialista afirma, ainda, que por falta de recursos e apoio, muitas usam óleos minerais ou parafina para aumentar as mamas. Isso prejudica o uso da mamografia e da ultrassonografia no rastreamento.

Já em homens trans, o tórax com aspecto masculino é obtido por meio da mastectomia subcutânea, proporcionando uma redução do risco de câncer de mama importante. No entanto, não anula a possibilidade de o indivíduo desenvolver a doença, uma vez que há pequena quantidade de tecido residual embaixo da pele e da papila.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.