INFÂNCIA

Brincar livre: interação entre a criança e o mundo

A criança conhece e interage com o mundo pelo ato de brincar

00:00 · 07.10.2017
Criança na chuva
Foto: Fernanda Siebra

Por trás desse sorriso, Sofia Andrade, 5 anos, expressa muitos sentimentos e sensações. Um deles, com certeza, é o de poder brincar ao ar livre. "Brincando ela exercita suas funções, experimenta desafios, investiga e conhece o mundo de maneira natural. O mais importante para a criança é brincar livre", explica a terapeuta ocupacional Ana Karla Brasil Santiago, especialista em psicomotricidade e psicopedagogia, gestão em saúde e membro do Centro Interdisciplinar de Saúde na Primeira Infância (Procria).

Longe do magnetismo dos brinquedos eletrônicos e de joguinhos no tablet, Sofia cria e dá asas à imaginação. Mais lúdico e saudável impossível.

LEIA AINDA
> Aprender a conviver, a 'ser' e a ter autonomia
> Jogos conforme o desenvolvimento

"Quando oferecemos o meio tecnológico para a criança, restringimos sua ação. Se a colocamos sentada numa cadeira, ela vai interagir com esse meio. Quando a criança começa esse processo deixa de expressar o mais íntimo dela, o ato do brincar", diz o Prof. Márcio Bento, diretor da Federação das Escolas Waldorf do Brasil.

Já que o brincar livre é parte fundamental do aprendizado, o Diário do Nordeste realiza a 3ª edição do "Diário na Praça". Dia 12, a partir das 8 horas, a Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores) será transformada num grande parque repleto de atividades lúdicas, a exemplo do grupo Pakaraka (animação e recreação) e o grupo Encantos (contação de histórias), tudo ao som de um DJ.

No pique

É para ninguém ficar parado. A Unimed Ceará estará presente na praça com a turma de recreação 'Mugango Animações', além de muitas brincadeiras no playground. Para incentivar a prática de exercícios, serão disponibilizados profissionais na academia ao ar livre e três balanças antropométricas para avaliações de peso, altura, Índice de Massa Corporal).

O Sistema FIEC participará do "Diário na Praça" com o Circuito SESI, que incluirá avaliação física e orientação nutricional (serão quatro professores de educação física e um nutricionista), além de aulões com ritmos variados. Uma atração para todas as idades será a Banda infanto-juvenil da Fundação Beto Studart (BSPAR Incorporações).

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.