andar de bike

Ar puro dos parques

Ser sustentável em todos os sentidos, a começar pelas atitudes como priorizar a saúde e a prática de atividades físicas. Esse é o objetivo da ação 'Fortaleza em Movimento'

00:00 · 11.11.2017 / atualizado às 00:53

A bicicleta proporciona grande bem-estar físico e mental a quem pedala, além de ser uma prática benéfica ao meio ambiente. Isso porque as emissões veiculares (combustível fóssil) são os vilões da saúde humana e da qualidade do ar nos centros urbanos, pois liberam porções significativas de poluentes: material particulado (poeira), hidrocarbonetos totais, aldeídos, gases estufa, metano, monóxido de carbono, dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio.

Dependendo da concentração, do tempo e da frequência de exposição, as substâncias podem ser tóxicas e até carcinogênicas (leia-se formaldeído, benzeno e benzo(a)pireno), relata o Prof. Rivelino Cavalcante, do curso de Ciências Ambientais/Labomar da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Com segurança

Mas para usar a bicicleta em favor da saúde é preciso buscar espaços arborizados dos parques e distantes da poluição ambiental e sonora das vias públicas. O cenário urbano oferece mais perigo para as pessoas, e os ciclistas inalam três vezes mais poluentes do que os condutores de veículos.

LEIA AINDA
> Mobilidade articular evita risco de lesões
> Benefícios da prática contínua e moderada  de andar de bicicleta

A pesquisa realizada por Camille Rocha, do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFC), confirmou que "por falta de áreas de lazer e esporte, a população se submete a usar locais próximos a avenidas de grande fluxo e baixa qualidade ambiental". Outro estudo (do Departamento de Transporte e Labomar), mostrou que as vias com menor tráfego de veículos também podem estar sujeitas à baixa qualidade do ar.

O estudo pontuou, ainda, que a verticalização, predominante nos bairros 'nobres' da capital, contribui para o fenômeno de 'cânions urbanos', reduzindo a dispersão dos poluentes atmosféricos e o comprometimento da sensação térmica. O fato foi observado em áreas do Meireles que registraram menores dispersões de poluentes atmosféricos devido às edificações e ao alto fluxo veicular, conforme pesquisa de Larissa Aguiar, cientista ambiental (Labomar).

Democrático

Andar de bicicleta em condições favoráveis, portanto, fortalece o corpo e a alma, combate o estresse e é um exercício democrático, uma vez ser indicado para todas as idades.

Neste ano, além de focar na importância da prática de exercícios físicos para a saúde, a 6ª edição do passeio ciclístico "Fortaleza em Movimento", promoção do jornal Diário do Nordeste, abraça a causa da sustentabilidade.

A largada do passeio acontece neste domingo, dia 12, a partir das sete horas, do estande da Porto Freire, no Parque del Sol (Rua Mauro Freire, 100, Cidade dos Funcionários). A ação tem apoio da Indaiá e patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, Sesi - Sistema FIEC, Porto Freire e Universidade de Fortaleza (Unifor).

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.