ortodontia

Alinhador invisível agiliza tratamento

Essa forma inovadora de corrigir o sorriso tem como diferencial apresentar resultados em pouco tempo

00:00 · 14.04.2018
Image-0-Artigo-2386112-1
Além de discretos, os alinhadores removíveis podem ser higienizados facilmente de forma a garantir maior adesão ao tratamento ( Foto: Kléber A. Gonçalves )

Alinhar os dentes sem desconforto ao longo de todo o tratamento ortodôntico. Isso é possível com o uso de placas especiais (alinhadores) elaboradas sob medida para a arcada dentária de cada paciente.

Segundo a ortodontista (Invisalign Doctor)Marjorie Teles, "a correção do sorriso por meio de alinhadores é uma realidade. Com essa modalidade é possível realizar essa correção sem o uso dos aparelhos ortodônticos tradicionais, que geralmente pecam na estética e no conforto para o paciente". Teles é professora dos cursos de especialização em Ortodontia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-Ceará).

Planejamento

Entre os diferenciais do alinhador invisível, a ortodontista ressalta "ser todo o planejamento feito virtualmente (no computador) em 3-D, ou seja, o profissional constrói como ficará o sorriso do paciente ao final do tratamento. Dessa maneira, ele poderá visualizar o resultado e isso é um fator de grande motivação. O paciente sai da posição de passividade (de apenas acatar o planejamento do ortodontista) e passa a ser parte importante no planejamento do seu próprio caso", destaca.

A praticidade também está no fato de todas as ativações necessárias para que os movimentos dentários aconteçam serem feitas via software. "Isso nos traz maior precisão e uso de força mais adequada a cada tipo de movimento. Assim, produz um tratamento ortodôntico confortável, menos doloroso e mais rápido", pontua a sócia do Instituto Teles de Odontologia.

Destaque também para o fato do alinhador ser removível. Com isso, o paciente pode retirá-lo na hora de se alimentar e de fazer a higienização dos dentes. "Assim, não há alimento proibido durante o tratamento, enquanto a limpeza dos dentes e gengivas é facilitada", complementa a ortodontista.

Saúde periodontal

O tratamento com alinhadores invisíveis pode ser realizado em pacientes de todas as faixas etárias. A única preocupação, como em outros procedimentos convencionais, é a de que o paciente apresente saúde periodontal (dentes, ossos e gengivas).

O tratamento ortodôntico é completamente planejado por meio de um software 3-D, "o que oferece mais controle da força e do movimento adequado. Isso gera tratamentos que são finalizados com redução de tempo em até 50%", diz Teles. Detalhe: a tecnologia 3-D oferece a possibilidade de o paciente acompanhar e documentar a evolução do seu tratamento com alinhadores transparentes por meio de aplicativos patenteados pela tecnologia Invisalign.

Todos os alinhadores são fabricados de uma só vez. Em sua clínica, Teles entrega ao paciente o número suficiente para dois meses de uso, troca uma vez a cada semana, retornando ao consultório a cada dois meses.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.