Hidratação

Alimentação adequada para curtir o Carnaval

Reduzir o consumo de álcool e aumentar o de alimentos nutritivos ajudam a repor as energias dos foliões

00:00 · 31.01.2016 / atualizado às 07:33 · 01.02.2016
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O famoso "caldo cura ressaca" é supernutritivo. Pode ser tomado conforme a necessidade do folião. Porém o consumo é mais indicado no café da manhã e no jantar. O alimento auxilia na recuperação do organismo. ( Foto: Thiago Gadelha )

Na contagem regressiva para a chegada da maior festa brasileira, mais importante do que escolher o roteiro e as fantasias são os cuidados com o que será consumido nos dias de agitação.

Para quem vai curtir o período momino nas praias ou locais muito ensolarados, a nutricionista Raquel Pessoa recomenda levar a tiracolo uma camelback ou uma mochila com itens de hidratação.

Entre eles, a nutricionista ressalta a água de coco e os isotônicos. Além de refrescarem o organismo, eles previnem a desidratação nos dias mais quentes e as possíveis cãibras na maratona da folia.

Mineral iônico

A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.

"Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral", complementa.

Os sucos energéticos como o do pó de guaraná ajudam a manter a disposição. Bebidas como cafeína e a taurina são excelentes opções para os últimos dias de folia. Elas recarregam as energias e dão estímulo para continuar a diversão a todo vapor.

Essa precaução prevenirá a queda da imunidade, perda de massa muscular e diversos outros transtornos.

Para quem não dispensa a ingestão de bebidas alcoólicas, Raquel Pessoa alerta: "o correto é não consumir de estômago vazio e sempre complemente o drinque com carboidratos, de preferência, os menos calóricos como casquinhas de pizza, brusquetas e chips de batata doce", aconselha.

No dia seguinte, caso a ressaca apareça, coloque em prática a combinação: dieta, repouso mais hidratação.

Dieta

Alimentação leve, sem gordura, antioxidantes ou de irritantes gástricos não sobrecarregam o estômago e o fígado. Outra informação da nutricionista chama a atenção para alguns alimentos que podem desenvolver um papel protetor do fígado quando o folião faz uso de bebidas alcoólicas.

Pesquisa

Estudos clínicos recentes supõem que a colina é essencial para uma função hepática normal. A deficiência desse nutriente pode influenciar no desenvolvimento de um fígado gorduroso, conhecida como esteatose hepática.

Além disso, segundo Raquel Pessoa, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta as necessidades de colina pelo fígado, por isso, acredita-se que é interessante manter a presença de alimentos ricos nessa substância quando ocorre a ingestão de álcool.

"Entre os alimentos ricos em colina a especialista destaca fígado de boi, os peixes e os ovos. O chá-mate, a beterraba e o gojiberry contêm betaína, um metabólito da colina, que também contribui para o processo de proteção do fígado", declara a profissional.

Para ajudar o folião a aproveitar as noites de festa com um toque funcional, Raquel sugere a preparar pratos e sucos nutritivos e práticos de fazer. Um deles é o "caldo cura ressaca". Trata-se de um caldo de ovo com peixe, tomate, cheiro-verde e cúrcuma.

"Os ingredientes deste caldinho contêm alimentos ricos em colina e betaína, protegem o fígado dos xenobióticos gerados pelo consumo excessivo de álcool durante a folia", diz a nutricionista Raquel Pessoa.

Receita

Suco energético Pré-Carnaval

Ingredientes

200 ml de limonada

1col de chá-mate em pó

10 unidades de gojiberry

Pó de guaraná a gosto

Modo de preparar

Junte a limonada, o chá-mate em pó, o pó de guaraná e o gojiberry, bata todos os ingredientes no liquidificador e está prontinho. O ideal é que o suco seja consumido logo após a trituração dos ingredientes

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