Vacas e touros de tamanho reduzido são atrações - Regional - Diario do Nordeste

EXPOCRATO

Vacas e touros de tamanho reduzido são atrações

16.07.2003

Criador José Aírton mostra os animais que não medem mais do que um metro de altura, e são resultado de cruzamento genético
Criador José Aírton mostra os animais que não medem mais do que um metro de altura, e são resultado de cruzamento genético
Antônio Vicelmo
Crato (Sucursal) — Uma das atrações da Expocrato deste ano é o gado da raça Santa Rosália, vacas e touros pequenos que, mesmo na idade adulta, não têm mais de um metro de altura, ou do tamanho de um carneiro. Um dos expositores da raça é o bancário aposentado José Airton Abagaro que todos os anos se faz presente no evento. É um gado decorativo, ou ornamental, que chama a atenção pelo tamanho, mas apresenta algumas vantagens: ocupa pouco espaço, come pouco e chega a produzir 15 litros de leite por dia. É o resultado genético de sucessivos cruzamentos com animais cada vez menores. Abagaro brinca, dizendo que “vai terminar trazendo uma vaca no bolso para a exposição”.

O preço de um reprodutor gira em torno de R$ 1 mil. Mais curiosos são os nomes dados ao plantel da raça exposto no parque: Carla Perez, A Feiticeira e Popó. Estes são alguns do nomes que, segundo Airton, estão relacionadas com as características de cada animal. Por exemplo, a Carla Perez é boa de leite, o Popó é bom de briga, enquanto A Feiticeira apresenta uma traseira de boa qualidade.

O objetivo de Airton Abagaro é popularizar a raça que ainda não é reconhecida oficialmente e estimular os pecuaristas a introduzir a raça Santa Rosália no seu rebanho como objeto de decoração da fazenda.

Depois do carro de boi que deu um toque saudosista ao evento, a outra atração é um carro puxado por dois carneiros. O pequeno carro circula no parque, despertando a curiosidade das pessoas, e transportando pequenos objetos. O objetivo é mostrar a utilidade desse tipo de transporte pode ser útil numa fazenda.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999