Icapuí

Trator realiza aragem da terra de graça

O trator corta a terra, criando a condição ideal para a semeadura, além de potencializar absorção da água da chuva; segundo a Prefeitura de Icapuí, serão, no total, mais de 600 horas de aragem
00:00 · 20.02.2018
Para que a estação chuvosa seja recebida com pleno preparo, o município de Icapuí lançou o Programa Terra Pronta. A iniciativa local visa a atender agricultores familiares e pequenos produtores, com horas de trator gratuitas para aragem da terra, beneficiando diretamente 327 famílias. O momento é oportuno pelas primeiras chuvas da estação que começam a cair no Município. Cada produtor cadastrado no Programa Terra Pronta tem direito a até duas horas para preparar o seu terreno. 

O trator corta a terra, criando a condição ideal para a semeadura, além de potencializar absorção da água da chuva. Feijão e milho são as principais culturas produzidas em Icapuí. Serão, no total, mais de 600 horas de aragem, de forma a atender a cobertura do pequeno produtor em praticamente toda a cidade.

O Programa Terra Pronta é realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (Sedema). De acordo como secretário municipal Iran Félix, a viabilização do corte na terra para os produtores aumenta as chances de produtividade. “Também propicia geração de renda para essas famílias que dependem do campo. É um investimento feito totalmente pela administração municipal, um desejo do prefeito Lacerda Filho é que tanto o mar quanto o campo sejam atendidos com políticas públicas locais”, afirma. 

Divisa

Icapuí fica no extremo litoral leste do Ceará, já na divisa com o Rio Grande do Norte. O solo de Icapuí é fértil e propício ao cultivo de frutas e leguminosas, mas a seca dos últimos anos causou crise de produção e abastecimento. Pensando na retomada da quadra chuvosa, a Prefeitura reuniu os técnicos da Sedema para traçar o plano estratégico que desse oportunidade aos agricultores familiares. Foi daí que nasceu o Terra Pronta. As horas de trator nos hectares da agricultura familiar representam um investimento de R$ 80 mil reais, com recursos do Município.

“O programa é uma ferramenta de preparação de solo, pois, nos períodos não chuvosos, o solo fica bastante compactado e, para que possamos desenvolver o plantio, ele precisa passar por essa descompactação”, explica Makson Diego, médico veterinário da Sedema. Para o prefeito Lacerda Filho, se as chuvas seguirem um quadro de realidade, o Município poderá comemorar uma boa safra, especialmente com o plantio na hora certa.

Os primeiros beneficiados foram agricultores familiares da comunidade de Redonda, e durante os próximos 20 dias todas as comunidades de Icapuí terão sido atendidas pelo programa.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.