Feira de animais

Tejubode vai agitar fim de semana no Norte do Estado

00:00 · 26.06.2018
Tejubode
O Tejubode é o evento mais esperado pela população, 67% moradores de áreas rurais, tendo caprinos e ovinos como base da produção ( Foto: Marcelino Júnior )

Tejuçuoca. Entre 29 de junho e 1º de julho, este Município da região Norte do Estado, realiza a 15ª edição do Tejubode, tradicional feria de animais voltada ao agronegócio da agricultura familiar, que movimenta toda a região do Vale Médio do Rio Curu, a 145Km de Fortaleza. Com o tema "Animais de pequeno porte e a produção sustentável", o evento pretende fortalecer as cadeias produtivas e gerar ocupação e renda para a população, que depende quase que exclusivamente da agricultura familiar, além do comércio e do funcionalismo público.

Ao longo dos três dias, a ideia é alinhar as muitas atividades ligadas direta ou indiretamente ao setor da agricultura, fortalecer a autoestima da população e ampliar as parcerias com os órgãos, entidades e instituições ligadas ao desenvolvimento de políticas públicas.

Estrutura

Com um plantel de cerca de 12 mil ovinos e 9 mil caprinos, o Município busca incrementar o setor de animais de pequeno porte com diversas atividades realizadas no Parque de Exposições, com cerca de 2,16 hectares, que receberá cerca de 700 produtores neste ano. Além da comercialização de ovinos e caprinos, por meio de leilões, concursos para aquisição de animais de corte e leite, e investimento em melhoramento genético, os agricultores terão a oportunidade de acessar linhas de crédito para financiamento de novos projetos.

"Esperamos fechar uma média de R$ 370 mil em financiamentos. A novidade deste ano, é que nossas agricultoras terão acesso ao Fomento Mulher, de Apoio à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com investimento na implantação de quintais produtivos para garantir alimentação às famílias e gerar renda", reforça o secretário de Desenvolvimento Rural de Tejuçuoca, Elizeu Andrade.

Turismo

O Tejubode é o evento mais esperado pela população, de cerca de 19 mil habitantes, dos quais 67% são moradores de áreas rurais, portanto, grupos da agricultura familiar, tendo caprinos e ovinos como base da produção e importantes para a manutenção da economia do Município.

A festividade mobiliza os setores produtivo, econômico, social e turístico, reunindo em um só espaço agronegócio, gastronomia, artesanato, dança, teatro, música e festas com atrações artísticas. Também há, por trás do Tejubode, a proposta de fomentar o Turismo Sustentável, voltado à manutenção do Parque Ecológico Furnas dos Ossos, que atrai cerca de 1.500 pessoas, por mês, em busca das grutas e demais paisagens naturais.

A expectativa da Secretaria é que cerca de 30 mil pessoas circulem diariamente pelo Parque de Exposições e que apreciem os shows musicais, além de se deliciar com os pratos de carne de ovinos e caprinos. A abertura, no dia 29, será logo após o tradicional cortejo, de cerca de 1.600 estudantes da rede pública municipal, em direção ao Parque de Exposições. "A data coincide com o encerramento da Novena do Nosso Padroeiro, São Pedro e tem tudo para ser um sucesso", aposta o secretário.

Mais informações:

15º Tejubode
Data: de 29 de junho a 1º de julho
Local: Parque de Exposições de Tejuçuoca
Telefone: (85) 9 9220-5301

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.