Tauá revitaliza ruas de áreas centrais - Regional - Diário do Nordeste

comércio

Tauá revitaliza ruas de áreas centrais

18.10.2013

Tauá. Com o objetivo de aumentar a atratividade e competitividade do comércio varejista de bens e serviços da Rua Dondon Feitosa, que funciona como "coração" do centro comercial deste município, o Sebrae dá andamento ao projeto "Revitalização dos Espaços Comerciais de Tauá". Em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Câmara de Diretores Lojistas (CDL), o projeto se encontra na fase de levantamento e pesquisa junto aos comerciantes da área.

Rua Dondon Feitosa, que funciona como o "coração" do centro comercial do município, será a primeira a passar pela reestruturação coordenada pelo Sebrae para melhor prestação dos serviços FOTO: SILVANIA CLAUDINO

A ideia é iniciar a partir do início de 2014, com as ações concretas na via. Tauá sedia o "projeto piloto da proposta no Estado do Ceará", segundo o Sebrae.

"O projeto já conta com uma série de atividades que serão continuadas até que se promova uma repaginação do centro comercial do município. A programação desenvolvida na proposta promoverá mudanças em dois aspectos importantes de um centro comercial: urbanismo/mobilidade e gestão de negócios", destaca Renato Bezerra, técnico do escritório local do Sebrae.

De acordo com o órgão, no aspecto do urbanismo e mobilidade será executado um ousado projeto arquitetônico por parte da Prefeitura Municipal, que visa a padronização de calçadas, arborização, promoção de acessibilidade a portadores de limitações na locomoção além de melhorias na sinalização e trânsito no centro comercial.

"Cabe ao Sebrae e aos demais parceiros da iniciativa, atuar na linha de apoio e qualificação da gestão de negócios, auxiliando os empresários no desenvolvimento de seus comércios", destaca o agente.

Experiências

Definir o perfil do empreendedor dos comerciantes locais; propor e implementar melhorias no processo de gestão dos estabelecimentos através de capacitações e consultorias; promover a troca de experiências com projetos semelhantes no Estado do Paraná e no Brasil e auxiliar os comerciantes na relação com seus clientes são ações que já encontram em andamento.

Em junho deste ano, inclusive, um grupo de empresários foi ao Estado de Santa Catarina, em missão empresarial, conhecer projetos dessa natureza, em dois municípios de lá.

"Em junho do corrente ano, uma comitiva liderada pelo analista do Sebrae em Tauá, Macélio de Sousa, e com a participação especial do vice-governador do Ceará, Domingos Filho e da prefeita Patrícia Aguiar, esteve visitando dois municípios do Estado de Santa Catarina a fim de conhecer as propostas inovadoras e experiências já exitosas de revitalização de espaços comerciais", cita Bezerra.

Participaram ainda da caravana da missão técnica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Márcia Noronha, o presidente da CDL, Jefferson Massilon e Associação de Feirantes, Luis Alcí, além de representantes dos municípios de Sobral e Itapipoca (prefeitos, secretários, empresários, dirigentes lojistas e comerciais).

Crateús

De acordo com o Sebrae, nesta região do Estado o município de Crateús também será beneficiado com o projeto de revitalização dos espaços comerciais, assim como em Tauá.

A analista do Sebrae, escritório local de Crateús, Luziran Rosa destaca que a proposta iniciará em Crateús em 2014. O ponto de partida é pesquisar junto aos empresários as necessidades e anseios quanto à melhoria do centro comercial da cidade.

O diagnóstico será realizado e a partir daí, o Sebrae começa a ação, que contará - assim como em Tauá - com a escolha de uma área do centro comarcial para ser revitalizada.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo de Crateús, Lourenço Torres, a ideia é positiva e promoverá desenvolvimento na cidade.

"Vejo que, com esse projeto, o Sebrae dará grande colaboração aos lojistas e ao desenvolvimento de Crateús", analisa.

Silvania Claudino
Repórter

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999