Tauá promove exposição pecuária - Regional - Diário do Nordeste

FEIRA DE NEGÓCIOS

Tauá promove exposição pecuária

16.06.2010

Com foco principal na ovinocaprinocultura, evento busca geração de oportunidades de negócios e conhecimento

Inhamuns. De hoje até o dia 20 acontece a XV Expotauá e a VIII Feira de Negócios da Ovinocaprinocultura dos Inhamuns, no Parque de Exposições Pedro Alexandrino, em Tauá. O evento, com participação de produtores, criadores, compradores e visitantes de todo o Nordeste, tem como objetivo a geração de oportunidades de negócios e o fortalecimento da economia local e regional, especialmente no âmbito da ovinocaprinocultura, atividade intensiva nos Inhamuns e Sertões de Crateús. A realização é da Prefeitura de Tauá e Sebrae, com apoio do Ministério do Turismo e Governo do Estado.

A Expotauá visa ainda a expansão do desenvolvimento regional, incentivando a cultura, o lazer e as tradições do município. Fortalece ainda as cadeias produtivas da agricultura e pecuária de um dos municípios que mais produz ovinos e caprinos no Ceará, o anfitrião Tauá. Palestras técnicas, festival gastronômico e leilão Terra dos Inhamuns compõem o evento.

Tauá espera receber este ano cerca de 15 mil visitantes, de acordo com o secretário adjunto de Agricultura, Emílson Moreira. As novidades, diz ele, "são o 1° Leilão Princesa dos Inhamuns, de bovinos das raças Gir Leiteiro, Guzerá e Girolando e as palestras voltadas para os jovens contemplados pelo Pronaf Jovem".

Caravanas de Aiuaba, Parambu, Ipu, Crateús, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Catunda e Independência estarão presentes à exposição, participando dos leilões, expondo e comercializando animais e adquirindo novos conhecimentos.

Na programação técnica do Sebrae serão enfocadas a ovinocaprinocultura, a bovinocultura leiteira e o empreendedorismo rural. "É uma oportunidade dos produtores e criadores realizarem bons negócios e aperfeiçoarem nestas áreas, que são fortes na nossa região, como a criação de ovinos, caprinos e a bovinocultura", diz a articuladora do Sebrae de Tauá, Luziran Rosa. De acordo com ela, a previsão é de que 150 criadores participem por dia das palestras técnicas. Oficinas gastronômicas para restaurantes e pousadas também serão ofertadas.

Na programação cultural, haverá a apresentação de violeiros e shows de artistas regionais. As bandas Garota Safada e os cantores Leonardo e José Augusto, além de outras bandas de forró, fazem parte da programação cultural, no Parque da Cidade a partir das 22h.

Silvânia Claudino
Especial para o Regional

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999