Ano Municipal das Ciências

Sobral: centenário da confirmação da Teoria da Relatividade será celebrado

As festividades serão realizadas ao longo deste ano e vão até maio de 2019, data do aniversário

A área do Museu e do Planetário será o ponto central das comemorações ( Foto: Luiz Queiroz )
00:00 · 19.05.2018 por Marcelino júnior - Colaborador
Os estudantes formam um dos públicos mais constantes e interessados do Museu do Eclipse, que recentemente foi fechado para reforma visando à programação do centenário ( Foto: Emerson Ferreira de Almeida )

Sobral. Ocorrida no dia 29 de maio de 1919, a comprovação da Teoria da Relatividade, proposta pelo físico alemão Albert Einstein, não apenas deu novo impulso aos estudos da Física moderna, como colocou Sobral, cidade da região Norte do Estado do Ceará, no mapa das relevantes descobertas científicas.

Aquele dia de céu claro e ensolarado, com poucas nuvens, ficaria mundialmente conhecido como o do "Eclipse de Sobral", nos livros científicos, jornais e revistas mundo afora. Em maio de 2019, ao completar 100 anos, o dia será lembrado com grande festa no Município; mas até lá, uma série de atividades se estenderá ao longo deste ano, para marcar o centenário da comprovação da relevante teoria. O evento será conhecido como o Ano Municipal das Ciências.

> Sobral: Marco de mudança nas Ciências

A articulação das comemorações vem sendo feita pelo prefeito Ivo Gomes que, em busca de parcerias, se reuniu com o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, a direção do Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE) e o secretariado municipal.

A ideia é mobilizar a região com palestras, exposições, congressos, simpósios, além da construção de um monumento em alusão à comprovação da teoria. Segundo o presidente da SBPC, o centenário é um dos eventos mais importantes na agenda da Sociedade, neste ano. "Sobral é citada, no mundo todo, em todas as publicações científicas, por conta desse fato. Cientistas do mundo inteiro deverão vir a Sobral para as comemorações", destaca Ildeu Moreira.

Calendário

A programação vem sendo montada por uma equipe da SBPC. As datas, já fechadas, são o dia 29 deste mês, com a abertura oficial do Ano Municipal da Ciência. O evento ocorrerá às 19 horas, na Praça da Igreja do Patrocínio, onde funciona o complexo científico e histórico que abrange o Museu do Eclipse e o Planetário de Sobral.

Outro evento, já confirmado pela organização, ocorrerá entre os dias 26 e 29 de maio do próximo ano, quando Município será o destino certo de cientistas, estudantes e público interessado no tema, por conta do Congresso Internacional a ser realizado no Centro de Convenções de Sobral, com a presença de físicos internacionais renomados, entre eles, um Prêmio Nobel, com o nome ainda a ser confirmado pela organização. Dentro da programação, com toda a sua temática voltada ao universo da Física e ao fenômeno do eclipse, a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente de Sobral lançou o concurso público de ideias para a criação de um monumento arquitetônico comemorativo dos 100 anos.

O concurso será organizado pelo IAB-CE. Podem participar equipes compostas por profissionais diplomados e coordenadas por um arquiteto e urbanista, legalmente habilitado, residente e domiciliado no Brasil.

Para as festividades, também será criado, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um selo comemorativo do centenário. O Museu do Eclipse também será preparado para o evento. O prédio já se encontra fechado para reforma, e será entregue à população no dia 29 de maio de 2019.

"A Sociedade (SPBC) é uma das mais antigas do Brasil, tendo o papel de divulgação e progresso da ciência. E, dentro desse contexto de história da ciência, envolvendo o fenômeno eclipse, em Sobral, os visitantes participarão dessa mobilização, com uma agenda de atividades que aproximarão as pessoas comuns das descobertas e realizações científicas que ajudam a transformar o mundo. Dar acesso a esse universo do saber é um dos objetivos do centenário", afirma Cláudia Linhares Sales, secretária regional da SBPC, entidade que completa 70 anos de atividades científicas, com sede em São Paulo, e secretarias regionais espalhadas por quase todos os estados brasileiros.

Parcerias

As comemorações do centenário tem à frente a Prefeitura de Sobral, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; SBPC; CNPq; IAB-CE; e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).

Enquete

O que acha das comemorações?

"Empolga-me bastante. A Teoria da Relatividade trouxe um impacto bastante positivo para a humanidade. Já estou contando os dias para fazer parte da programação e visitar o Museu do Eclipse. Desde pequeno, tudo relacionado à astronomia me interessa. Vai ser um período de aprendizado"

Hector Davi Costa Leão. Estudante

"Acho muito importante para os estudantes de Sobral. Eu sempre gostei muito de ler sobre astronomia. Já visitei o Museu do Eclipse e o Planetário. Posso dizer que foram dos lugares mais legais que conheci na cidade. Espero poder participar da programação com meus amigos de escola"

Francisco Kaio Rodrigues. Estudante

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.