Revendas de carro ampliam atuação no mercado de Sobral - Regional - Diário do Nordeste

Zero quilômetro

Revendas de carro ampliam atuação no mercado de Sobral

15.02.2014

Image-0-Artigo-1546469-1
Autonorte oferece aos seus clientes atendimento diferenciado
FOTOS: JÉSSYCA RODRIGUES
Image-1-Artigo-1546469-1
Em 2013 a Silcar obteve bom desempenho nas vendas usando campanhas publicitárias e promoções principalmente no final do ano. A concessionária tem hoje 40 colaboradores diretos e atua na compra e venda de automóveis
Image-0-Artigo-1546472-1
Os tênis Adidas estão entre as marcas fabricadas pela Indústria Paquetá, unidade sediada em Itapipoca

Sobral. A revenda de carros neste município ganhou destaque esse ano de 2014 com três empresas entre as 10, da classificação geral. A Silcar, Autonorte e Mundi Fiat são empreendimentos sobralenses e cada um emprega mais de 40 funcionários.

A Autonorte ganha pela primeira vez o Prêmio Contribuintes. Fundada em 1998, a revendedora autorizada da Volkswagen se encontra entre as 12 melhores do país com selo Gold Pin, reconhecido pela fábrica. Ela faz parte do Grupo Novo Norte, gerando mais de 100 empregos junto ao grupo.

De acordo com o gerente de Marketing, Ricardo Oliveira Teles, a revenda Autonorte é especializada em veículos novos e seminovos, além de pós-vendas e vendas especiais.

"Oferecemos serviços como peças, acessórios e oficina, assim como vendas com descontas para auto escola, deficiente físico, taxistas e outros diferenciais", enumera Ricardo Oliveira.

Diferencial

A Autonorte possui também um filial inaugurada em 2004 no município de Tianguá, que trabalha com Multimarcas e veículos novos e seminovos. "No total o grupo é composto por sete empresas, sendo duas delas em Tianguá e as demais em Sobral", explica o gerente de Marketing da empresa.

A receita desse sucesso para Ricardo Oliveira é principalmente o atendimento diferenciado que a Autonorte oferece. "Nós cuidamos dos nossos clientes com um atendimento personalizado, completamente pessoal. A missão da nossa empresa é comercializar bens e serviços com qualidade", frisa.

Transparência e credibilidade também se encontram na lista da empresa de como manter a relação com o público. "Fora isso, cuidamos de nossa relação com os colaboradores e fornecedores, garantido assim satisfação de todas as maneiras".

O empreendimento começou em 1983 com o nome de Junior Autopeças, fundada pelo atual presidente do grupo, Aldenor Façanha Junior. Em 1998, surgiu a Autonorte, primeira empresa do grupo Novo Norte, sendo seguida em 2003 pela Novo Norte Ford, em 2004, pela filial multimarcas em Tianguá e 2006 com a Novo Norte empreendimentos. Além dessas empresas, há ainda dois empreendimentos, a Via Norte Hyundai e a Novo Norte Yamaha.

Para esse ano, Ricardo anuncia que a Autonorte passará por uma reforma para ampliação e maior conforto dos clientes.

Outra Concessionária a receber o prêmio este ano é a Silcar, revendedora autorizada Chevrolet. Segundo o gerente Italo Lins, a Silcar funciona na cidade desde 2010, sendo filial de Fortaleza. "O grupo a qual pertencemos é de Recife, e estamos desde dezembro de 2010 em Sobral. Em 2013 tivemos um bom ano em vendas usando campanhas publicitárias e promoções principalmente no final do ano".

A concessionária tem hoje 40 colaboradores diretos e atua na compra e venda de veículos. Na venda, trabalha exclusivamente com a Chevrolet quando se trata de veículos novos, e multimarcas no setor de seminovos. "Oferecemos ainda assistência técnica e serviços personalizados para nossos clientes".

Com um atendimento personalizado, a aposta da empresa para 2014 é uma reforma para aumentar a área climatizada. 'Depois dessa reforma, nosso parque de exposições também contará com ar condicionado para maior conforto dos nossos compradores", destaca Italo.

"Um dos nossos diferenciais, além do atendimento, é a nossa preocupação com nossos colaboradores. Temos uma baixa rotatividade, o que demonstra a satisfação de nossos funcionários".

Preferida

A terceira empresa do ramo é a Mundi Fiat, que comemora nesse ano oito anos de criação. A empresa foi inaugurada em agosto de 2006 e tem como missão ser a concessionária preferida do público da região em que atua.

Para isso, a empresa passou a editar uma nova história no mercado de automóveis Fiat, apresentando localização estratégica, ambiência agradável, moderna estrutura de serviços e atendimento de excelência, feito por uma equipe de profissionais competente e dedicada à satisfação dos clientes.

Calçados produzidos para todo o País

Itapajé. Outra vencedora do Prêmio Contribuintes Zona Norte é a Paquetá Calçados Ltda de Itapajé. A empresa que nasceu no Sul do País tem hoje sua sede neste município, onde produz todo o produto distribuído para o território nacional.

De acordo com a assessora jurídica da indústria, a advogada Imaculada Gordiano, hoje a Paquetá é responsável por mais de 15 mil empregos, sendo que só na unidade de Itapajé, contabilizado empregos diretos e fornecedores, são mais de dez mil.

"Hoje a Paquetá se divide em duas grandes vertentes, sendo a Paquetá Varejo e a Paquetá Indústria. Na Paquetá Varejo, são mais de 250 lojas, havendo um plano de expansão para 2014".

Neste ano, a empresa espera abrir 29 novas lojas, sendo 28 delas no Ceará. Nascida em 1945 como Fundação Paquetá, em Sapiranga, no Rio Grande do Sul. Apenas nos anos 60 foi aberta a primeira Loja Paquetá, com atendimento varejista. Já na década seguinte, iniciaram a exportação dos produtos e iniciaram o ramo agropecuário no Rio Grande do Sul.

A Paquetá chegou ao Nordeste nos anos 90, sendo implantada no Ceará e na Bahia, e em 2005 adquiriu a rede de lojas Esposende no Nordeste. O ano de 2006 marcaria o início da expansão da empresa para a Argentina. Hoje ela possui em Sapiranga a Unidade Matriz; a Unidade de Produção de Calçados Esportivos e a Produção Industrial em Células. Ainda no Rio Grande do Sul, possui unidades em Novo Hamburgo, São Jojé do Hortêncio e Guaropé.

No Ceará encontra-se a Unidade de Produção de Calçados e a Unidade de Produção de Componentes e Depósito Geral, além de Unidades de Produção em Uruburetama e Pentecostes.

"A sede é responsável pela produção de todo o produto que é vendido no mercado interno, já a filial de Uruburetama produz material para ser exportado para os Estados Unidos e Europa. Já a de Pentecostes produz exclusivamente para a marca Addidas", destaca Imaculada.

Na Bahia são mais duas unidades na cidade de Ipirá. Já na Argentina, além de duas fábricas para produção, a Fábrica Escola em Chivilcoy.

A advogada, que acompanha a história da Paquetá no Estado desde o início, explica que Itapajé foi escolhida graças aos incentivos fiscais que o Governo do Estado oferece no programa de interiorização da indústria.

"Chegamos no Ceará em 1996 e produzimos material exclusivo para exportação até o ano de 2008, quando a crise financeira internacional levou o grupo a repensar e investir no mercado interno", explica ela.

Nesses anos que a indústria se encontra no município, Imaculada avalia que houve uma reviravolta no desenvolvimento da microrregião. "Atualmente, a Paquetá injeta mensalmente só de folha de pagamento mais de R$ 6 milhões no município, tendo em vista que a mão de obra é quase 100% local, pois absorvemos quase todas as costureiras e bordadeiras daquela região".

Os postos de trabalho da Região Norte também estão sendo ampliados, sendo que em janeiro deste ano foram entregues pela Prefeitura Municipal de Itapajé sendo um para a instalação de uma empresa que cuidará dos resíduos sólidos da Paquetá e outra para a expansão da própria indústria.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Manuel Aurimar Rodrigues hoje a economia itapajeense gira em torno da fábrica de Calçados Paquetá. "Muitas das costureiras e bordadeiras foram absorvidas como funcionárias da fábrica, que não teve dificuldade em achar mão de obra qualificada no Município", destaca.

O empreendimento atraiu também a Ecoex. 'As sobras da Paquetá são muito grandes e agora será quase 100% reutilizada pela Ecoex nessa proposta ecológica deles", explica.

No mercado, a empresa está presente com a rede varejista composta pela Esposende, Gaston, Paquetá e Paquetá Esportes e possui cinco marcas próprias. Um dos grandes diferenciais da corporação são as práticas de sustentabilidade.

Ela mantém um Sistema de Gestão Ambiental Integrado entre todas as unidades industriais e comerciais, racionaliza e minimiza a geração de resíduos sólidos e efluentes industriais e pesquisa constantemente formas alternativas de reciclagem de sobrantes industriais, desenvolvendo novos produtos.

Hoje 100% dos resíduos são tratados e 43% dos resíduos são reciclados. Em Sobral, a sapataria A Preferida foi ganhadora duas vezes Prêmio Contribuintes deste ambas na na modalidade Simples Nacional. Tradicionalmente sobralense, a loja se destaca pelas facilidades oferecidas aos compradores, criando convênios sem burocracia com grandes empresas e indústrias.

Com três lojas no centro da cidade, o empresário Alysson Coelho Aragão, responsável por uma das unidades, é um dos responsáveis pela rede familiar que, conta com a loja de seu pai como a outra ganhadora.




Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999