Últimas 24h

Região Norte registra maiores chuvas

00:00 · 26.01.2018 / atualizado às 00:42 por Marcelino Júnior - Colaborador

Massapê. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 93 municípios registraram chuvas, das 7h de quarta-feira às 7h de ontem. Os dados apontam que as maiores precipitações foram em municípios do Norte, entre eles, Massapê (81,8mm), Senador Sá (79mm), Mucambo (75mm) e Granja (75mm). Essas chuvas estão associadas a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um dos principais sistemas meteorológicos atuantes na pré-estação.

Concentradas no Litoral Norte, as maiores precipitações desses dois últimos dias, reafirmam a média histórica de chuvas nessa macrorregião que, normalmente, registra as maiores médias entre dezembro e janeiro (131mm), ficando atrás somente do Cariri (215,7mm) e Ibiapaba (143,7mm). "Os prognósticos apontam que a parte Norte é bem mais propensa a chuvas mais intensas, em relação à parte Sul do Estado", afirma o meteorologista David Ferran.

Os dados, ainda parciais, já divulgados pela Fundação, indicam que as chuvas de Pré-Estação em todo o Ceará estão 52% abaixo da média. Porém, eles podem variar de acordo com a atualização das informações da rede de pluviômetros convencionais monitorada pela Funceme.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.