Carnaval

Região Norte pronta para os foliões

Pelo sexto ano consecutivo, Granja promove o "Carnaval de Todos" , com grande investimento em estrutura e nas atrações musicais
00:00 · 03.02.2018 por Marcelino Junior - Repórter

Granja/Camocim/Paracuru/São Benedito/Sobral. Pelo sexto ano consecutivo, Granja, no Norte do Estado, promove o "Carnaval de Todos". Durante as edições anteriores, ele ficou marcado por priorizar a qualidade em infraestrutura, som, iluminação, segurança, organização, policiamento e, claro, as atrações musicais. A organização confirmou 17 atrações para animar os quatro dias. Serão 10h de shows por dia.

> Escolas de Samba e Bloco das Virgens são os destaques 

"Nesta sexta edição do Carnaval, buscamos garantir, assim como nas anteriores, que todos aproveitem a festa de forma segura e organizada" revelou a prefeita Amanda do Romeu.

No sábado, o cantor Avine Vinny abre os festejos, seguido de Taty Girl, Deborah Lima e o grupo Afoxé. No domingo, será a vez dos artistas Los Kakos, Zabumbada, Solteirões, e Prabalá; na segunda-feira, os brincantes vibrarão ao som de Chicabana, Acaica, Wlad Show e Calourão. Na terça-feira, a festa será encerrada pelas bandas Forró Real, Banda a Loba, Dnildo Viana e Swing do Paredão, além do Forró de Ouro.

Belas vistas

Programado para ocorrer entre os dias 9 e 13, o Carnaval de Camocim promete dias de diversão e irreverência. A folia será na orla da cidade, com a bela vista das dunas da margem direita do Rio Coreaú, e também nas areias da Praia de Maceió, a cerca de 13Km da sede. Na sexta-feira, os foliões serão recepcionados na entrada da cidade e na rodoviária municipal (16h), por equipes da Secretaria da Saúde, assistência social, segurança e turismo, com orientações sobre os atrativos, deslocamento, e outros.

A partir das 16h, os mais animados poderão seguir o cordão da alegria, no tradicional mela-mela, com cerca de 300m de percurso, na orla. A brincadeira, que se estenderá até às 20h, ocorrerá todos os dias. No sábado, a Praça de Eventos do Odus (orla) receberá, a partir das 22h, as atrações musicais Pedro e Benício, Luiz Marcelo e Gabriel, Jonas Esticado, Forró Real, Gabriel Diniz, além das bandas Selva Branca e Zabumbada. Também haverá apresentações de Djs.

A Rede hoteleira já apresenta cerca de 60% de acomodações reservadas. "Ainda temos bastante espaço para receber, tanto na sede, quanto na Praia do Maceió", convida a secretária de Turismo, Rosana Lima.

A Secretaria de Cultura tem realizado encontros com a Polícia Militar e a Capitania dos Portos de Camocim para discutir sobre a segurança e o ordenamento. "As polícias, Civil, Militar, a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito de Camocim realizarão uma fiscalização mais rigorosa, além de campanhas preventivas, tanto nos locais dos eventos, quanto nas praias do Maceió, Barreiras e Ilha do Amor", diz Jeová Vasconcelos, comandante da Guarda Municipal.

Festa popular

Neste ano, em Paracuru, a folia começa no sábado, das 15h às 18h, se estendo até a terça-feira, com apresentação de Djs, na praia, Carnaval Infantil, na Praça da Matriz (17h) e apresentação de bandas, na praça de eventos, com início às 20h30.

O público se divertirá ao som das bandas Zanzar, Zanzibar, Versátil, Matéria Prima, Bonde Elétrico, Dellano Santos, Sambeleza, Bonde de Ouro e Pixunas (Abertura diária com marchinhas), além dos Djs Ricardo e Nilsinho. "Policiais militares, bombeiros, salva-vidas e a Guarda Municipal estarão presentes. O efetivo de segurança foi aumentado em cerca de cem homens", informa o prefeito, Eliabe Albuquerque.

"Neste período, já temos mais de 80% de nossas acomodações reservadas", explica Angelo Tuzze, diretor da Associação de Turismo de Paracuru.

Serra Grande

Com a participação confirmada do cantor Luan Santana, a Prefeitura de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, espera que os foliões do Benéfolia marquem presença no Calçadão Espaço do Povo, tradicional local de eventos. A maratona de paredões está programada para iniciar na sexta-feira, às 17h.

Durante os shows, o entorno do Calçadão seguirá tomado pelos brincantes que vão atrás dos paredões de som, animados pelo forró elétrico, funk, swingueira e outros ritmos. No domingo, os foliões vão pular ao som da dupla Rafa e Pipo Marques. Quem encerra a festa é o cantor Luan Santana, na terça-feira.

Baile e samba

Neste ano, Sobral traz uma programação diferenciada, com atrações e atividades nos distritos, além do Baile de Carnaval no Parque da Cidade e o Desfile das Escolas de Samba. No sábado, a movimentação será no distrito de Taperuaba. A festa continuará no domingo, nos distritos de Aracatiaçu e Bonfim, e no Parque da Cidade, na sede, com o Baile de Carnaval. Na terça-feira, o distrito de Jaibaras receberá a festa. Ainda na terça, as Escolas de Samba tomarão conta da Avenida Dr. Guarany (18h), que reunirá sete agremiações. "Nesta edição, inovamos com uma programação que iniciou nas férias", afirma Igor Bezerra, secretário da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.