Encontro

Prefeitos cobram recursos federais

00:00 · 31.01.2018 por Honório Barbosa - Colaborador

Iguatu. Auxílio financeiro às Prefeituras é o tema principal do encontro que será realizado na próxima sexta-feira, 2, às 16h, no auditório do BNB no Passaré, entre prefeitos e o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira. A reunião foi articulada pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e é uma cobrança de apoio à liberação de recursos do governo federal, que deveria ter ocorrido em dezembro de 2017 para as administrações.

"É chegada a hora de mostrarmos nossa força e nos engajarmos para que esse encontro tenha a presença de todos os prefeitos e prefeitas do Ceará", afirmou o presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves de Aguiar Paula. "A crise que assola as administrações municipais só poderá ser sanada se o movimento municipalista tiver união e articulação". A falta do cumprimento da promessa de repasse do auxílio financeiro até o fim de 2017 agravou a situação das prefeituras. A maioria dos gestores programou o fechamento das contas confiando na transferência, que até o momento não ocorreu.

A Aprece observa que o valor estipulado de R$ 2 bilhões não chega a compensar a grande disparidade entre os recursos recebidos regularmente da União e os gastos diários oriundos das crescentes obrigações impostas aos municípios.

Dados do movimento municipalista nacional atestam que, em todo o País, 63% das prefeituras não fecharam as contas, sendo que 15% não pagaram a folha e 47% não honraram suas dívidas com fornecedores.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.