Oportunidade de trabalho

´Pet sitter´ oferece cuidado personalizado a cães e gatos

00:25 · 16.07.2013
Uma inovação no mercado de trabalho volta-se para serviço qualificado dirigido aos animais de estimação

Fortaleza O mercado de produtos e serviços para animais de estimação está entre os que mais crescem no País. O chamado fenômeno pet em todo o mundo cria novas demandas no setor, inclusive, com mais oportunidades de trabalho. Médicos veterinários, adestradores, passeadores de cães, zooterapeutas vivem com a agenda lotada de compromissos. Agora, mais uma inovação, que promete ampliar a clientela: pet sitter.

Andressa Gontijo tornou-se uma das pioneiras no Brasil ao criar uma empresa especializada que oferece os serviços de babá de animais em São Paulo e também ministra cursos de formação na área para interessados de todo o País

Sim, é uma versão de babysitter voltada para animais de estimação. É a babá de animais, serviço pioneiro trazido ao País pela médica veterinária Andressa Gontijo, que criou a My Pet´s Nanny. Além de disponibilizar o serviço, a empresa também oferece capacitação para as pessoas interessadas em trabalhar na atividade, seja por meio de curso presencial, seja via online.

"Tudo começou quando eu não tinha com quem deixar os meus animais na hora de viajar. Era sempre um grande dilema para nós sobre o que fazer com eles, já que sempre voltavam dos hotéis magro e abatido por sentir nossa falta e não se adaptar a ambientes novos", conta ela, explicando que o pet sitter é uma pessoa que cuidará dos animais quando os donos se ausentam, por motivos de viagens ou por trabalho.

Atualmente, a My Pet´s Nanny registra demanda crescente. A veterinária começou sozinha atendendo sete animais e hoje já conta com uma equipe treinada e com uma carteira com mais de 60 clientes em São Paulo. "Estamos crescendo. Hoje atendemos praticamente todas as regiões de São Paulo, com exceção de alguns bairros mais distantes da zona sul e da zona leste. O serviço revela a importância especialmente para os animais que não se adaptam bem a hotéis, ficam estressados em ambientes estranhos.

Andressa aponta que estes perfis de animais podem se beneficiar de um atendimento exclusivo e personalizado que acontece dentro da própria residência deles. "Somos mais procurados por donos de cães e gatos, embora atendamos animais silvestres e exóticos também! Somos bastante requisitados em épocas com festas de fim de ano, férias e feriados", diz ela.

Na sua carteira de clientes estão cães, gatos, roedores e pássaros. A maior parte dos cães são os de pequeno e médio porte. O serviço custa a partir de R$ 50.

Cerca de 150 pessoas já foram formadas em dois cursos. A My Pet´s Nanny recebe demanda de diversas cidades e Estados, também por meio da formação online, para público de Estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná

Capacitação

A veterinária também oferece formação de pet sitter para todo o País. A empresa é a única que conta com um treinamento para capacitação na atividade, tanto formação presencial como online. Ela adverte: "Existem muitas pessoas trabalhando como pet sitter sem ter conhecimento algum sobre animais, como proceder em determinadas situações mais complicadas, isso pode gerar risco tanto para o animal quanto para a pessoa que está cuidando dele, que pode ser mordida pelo bichinho".

Assim, também cresce o interesse de pessoas que querem se capacitar ao trabalho. Cerca de 150 pessoas já foram formadas pela empresa em dois cursos. A veterinária conta que são recebidas pessoas de diversas cidades e Estados, por dispor também do curso online. "Daí muita gente de fora de São Paulo acaba preferindo. Já formamos pessoas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Brasília, Paraná, Rio Grande do Sul e diversas cidades do interior de São Paulo, entre outros Estados".

Muitos criadores podem pensar que o adestrador serve para as atividades de cuidador de seus pets. No entanto, Andressa esclarece que não. Ela diz que são profissões diferentes: o adestrador adestra, dá comandos, ensina o animal a melhorar seu comportamento. Já a pet sitter cuida do animal quando o dono se ausenta. "Um é o professor e o outro, o cuidador", resume.

No Brasil, a profissão ainda é bem nova mas vem crescendo, segundo observa. Já no exterior, é uma profissão comum em diversos países como Estados Unidos e alguns da Europa.

Entre as diversas vantagens do novo serviço, destaca-se o cuidado do animal dentro de sua própria casa, por uma profissional capacitada e também supervisionada por veterinária, conforme é o perfil da My Pet´s Nanny. "Antes de iniciar o trabalho, a babá visita a residência do animal de estimação e recebe do dono do bichano, todas as orientações sobre hábitos e cuidados. Segurança, comodidade e conforto são diferenciais pra quem opta pelo serviço da My Pet´s Nanny, já que todas as pets sitters podem recorrer à veterinária caso tenha alguma dúvida ou emergência", explica ela.

Entre as opções personalizadas de serviços estão: Pet Sitter Em Casa, que são cuidados com o animal na casa em que mora. Esse serviço pode ser fixo ou temporário; Pet Sitter Recreativo, voltado para bichos que precisam de mais atividade. O serviço inclui: passeio, caminhada, brincadeira com outros animais e recreação na própria casa.

Também há o Pet Sitter Câmera, pelo qual o dono pode acompanhar em tempo real, via internet, o dia a dia do pet. São instaladas câmeras na casa; Pet Sitter Evento, quando a profissional acompanha o bichinho em eventos. A cuidadora fica com o animal durante a festa prestando toda a assistência necessária.

Há ainda a Hospedagem na Residência da Pet Sitter, onde os pets ficam hospedados na casa da babá, com total segurança.

Mais informações
My Pet´s Nanny, Av. Bem Te Vi, 333 Moema, ( 11) 5533.8066 / 3715 2324 / 97604 2981; de segunda a sexta-feira das 8h às 17h
contato@mypetsnanny.com.br
Site: www.mypetsnanny.com.br


FIQUE POR DENTRO

Veterinária especializou-se para o segmento

Formada em Medicina Veterinária desde 2005, Andressa Gontijo fez curso de Nutrição Clínica de pequenos animais na Unesp e também na USP. Já trabalhou para Bayer, Pedigree e Whiskas. Fundou em 2010, a My Pet´s Nanny. É especializada em Fisioterapia e Acupuntura para animais. Atualmente, também ministra cursos presencias para formação de pet sitter e workshops online sobre Primeiros Socorros, Nutrição de Cães e Gatos, Introdução ao Trabalho de Pet Sitter, Lidando Com Animais Agressivos e Manejo de Animais Silvestres para Pet Sitters. Ao fundar o My Pet´s Nanny, torunou-se uma das pioneiras como cuidadora de animais do Brasil, atuando nessa profissão desde 2010, no Estado de São Paulo. O grande diferencial da empresa, é que além de babá do bichinho, essa profissional também está apta para realizar primeiros socorros e medicar caso necessário, elaborar uma alimentação balanceada, além de, claro, dar atenção, amor e carinho na ausência dos proprietários do pet. Todo o serviço pode ser realizado na casa do animal e ainda é supervisionado pela veterinária. O serviço pode se estender a todo o País, por meio dos novos profissionais em formação.


VALÉRIA FEITOSA
EDITORA

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.