Homenagem

Sobral terá concurso de monumento para celebrar centenário da teoria da relatividade

Certame, que terá inscrições online, foi anunciado pela Prefeitura da cidade na última sexta-feira (20)

Distância de Fortaleza a Sobral é de 232 km. Município fica na região Norte do Estado. ( Arquivo )
18:13 · 21.04.2018 / atualizado às 18:15
Inscrições para o concurso começam no dia 27 de abril, pela internet ( Foto: Divulgação )

Para celebrar o aniversário de 100 anos da comprovação da teoria da relatividade, a Prefeitura de Sobral lançou, na última sexta-feira (20), um concurso público de ideias para o projeto de monumento arquitetônico. As inscrições serão online e acontecem de 27 de abril a 11 de junho. O resultado das propostas será divulgado no dia 25 de junho.

O certame, promovido pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente de Sobral, será organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e possibilitará a entrada de equipes compostas por profissionais diplomados e coordenadas por um Arquiteto e Urbanista, legalmente habilitado, residente e domiciliado no Brasil.

A realização do evento vem sendo articulada pelo prefeito de Sobral, Ivo Gomes, junto junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). A ideia é de que o centenário comece a ser celebrado, em Sobral, no próximo mês de maio, para que haja um ano de comemorações. Na região, o período receberia o título de "Ano Municipal das Ciências".

Contexto

A construção do monumento faz parte da comemoração dos 100 anos da comprovação da Teoria Geral da Relatividade, do físico alemão Albert Einstein, em Sobral, em 29 de maio de 1919, possibilitada pela observação de um eclipse solar. A teoria derrubou ideias fundamentais da física clássica ao mostrar que o espaço não era absoluto e o tempo não corria de modo uniforme, mas eram sim grandezas relativas, que dependiam do observador.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.