pacujá

Projeto de educação ambiental sobre a caatinga reúne mais de 130 jovens

Há um ano a iniciativa vem mudando a paisagem do município assim como a consciência da população acerca da identificação, preservação e valorização do bioma nativo

23:41 · 04.09.2018 / atualizado às 23:42
jovens ambientalistas
O coordenador do projeto, Jorge de Moura, avalia que em cerca de dois anos os jovens serão multiplicadores das ações ( Foto: Divulgação )

A vegetação do município de Pacujá, distante 305 km de Fortaleza, vem apresentando significativas melhoras. Há cerca de um ano, aproximadamente 130 estudantes de escolas municipais, privadas e profissionalizantes do  Município, vem realizando atividades de educação ambiental na zona urbana e rural. O projeto “Jovens Ambientalistas de Pacujá” promove a plantação de árvores nativas e frutíferas em substituição gradativa da exótica Nim Indiano, espécie vinda da Índia e prejudicial para a caatinga.

Coordenado pelo ambientalista Jorge de Moura, o projeto desenvolve ações como mini oficinas, palestras, caminhadas, coleta e plantio de sementes, distribuição de árvores nativas e frutíferas, além de exposições. Fora a cidade de Pacujá, as comunidades de Batoque (quilombola), Zipú (área de serra) e Bom Gosto também são contempladas.

“Os jovens que antes desconheciam o Bioma Caatinga hoje são capazes de identificar espécies nativas e separar as exóticas vindas de biomas de outros países. Coletam sementes de qualidade, plantam, regam, distribuem e estão atentos ao que se passa ao redor da sua comunidade”, afirma Jorge de Moura. 

A partir das intervenções do projeto, espaços públicos (praças, escolas, hospital, postos de saúde e creches), residências, prédios públicos, calçadas e calçamentos já apresentam novas paisagens com o plantio de espécies como Pau Branco, Ipês do Brasil (cores variadas), Aroeira, Pata de Vaca, Pau Ferro, Cedro, Canafístula e Carnaubeira.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.