Após cancelamento

Prefeitura de Icapuí volta atrás e confirma programação de Carnaval

A festa havia sido cancelada por recomendação do Ministério Público devido à falta de segurança

10:13 · 08.02.2018 / atualizado às 13:24
Prefeitura de Icapuí volta atrás e confirma programação de Carnaval
A Prefeitura de Icapuí anunciou reforço na segurança para a realização do Carnaval ( Foto: Arquivo )

A Prefeitura de Icapuí, no litoral leste do Estado, voltou atrás e confirmou nesta quarta-feira (7) a realização da festa de Carnaval oficial da cidade. A festa havia sido cancelada após o prefeito da cidade acatar recomendação do Ministério Público do Ceará (MPCE), que alegou falta de segurança para a realização do evento. Agora, a gestão municipal diz que o efetivo policial será aumentado.

No documento assinado pela promotora de Justiça Paloma Milhomem Neiva na terça-feira (6), o MPCE recomendou o cancelamento da festa, embasando-se na falta de segurança pública, aumento da violência, de homicídios e guerra de facções no Estado. O prefeito Raimundo Lacerda Filho então acatou a recomendação e suspendeu a festa. 

No entanto, nesta quarta-feira, a prefeitura apresentou ao MPCE as medidas de segurança tomadas para a realização do Carnaval. No documento, Lacerda Filho destaca que o município receberá reforço no número de policiais militares, viaturas, terá a presença do Detran e do Corpo de Bombeiros durante os dias de evento e também terá mais pessoas na vigilância na cadeia pública municipal.

Algumas das alegações do MPCE para recomendar o cancelamento do Carnaval foram a insuficiência no número de agentes de segurança para os 64 quilômetros de extensão de praia do município e a superlotação da cadeia pública da cidade. 

Para reverter a suspensão, a gestão municipal informou que a Polícia Militar do Estado do Ceará enviará 41 policiais militares para reforçar a segurança, distribuídos em 3 viaturas, com equipes 24 horas ininterruptas. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou o reforço no policiamento, mas não informou o número de agentes disponíveis para o município. O Detran também terá, segundo a prefeitura, uma viatura de fiscalização nas praias. Foi divulgado ainda que uma equipe do BPRAIO de Aracati reforçará o policiamento diariamente em Icapuí. Além disso, seis bombeiros militares estarão na cidade para dar suporte ao Carnaval.

Com as medidas, a gestão do município considera que possui a estrutura necessária para a realização do Carnaval e, agora, aguarda o posicionamento da representante do MPCE sobre as providências tomadas.

A prefeitura considera que o carnaval é o feriado mais impactante do calendário, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios e importante para a diversão, lazer para população local e turistas.

Veja na íntegra a nota divulgada pela prefeitura de Icapuí:

Carnaval: Prefeitura adota providências na segurança e espera aval do Ministério Público
 
A Prefeitura Municipal de Icapuí apresentou hoje à tarde, 7, ao Ministério Público do Ceará as providências que estão sendo tomadas na segurança pública para a realização do Carnaval. No ofício Nº 016/2018, o prefeito Raimundo Lacerda Filho destaca que o município receberá reforço no número de policiais militares, viaturas, terá a presença do Detran e do Corpo de Bombeiros durante os dias de evento e também terá reforçada a vigilância na cadeia pública municipal.
 
A promotora de Justiça Paloma Milhomem Neiva recomendou ontem, 6, que o município não realizasse a festa carnavalesca, alegando a deficiência da segurança, o aumento da violência e a atuação de facções criminosas no Estado. A decisão da representante do Ministério Público se acata ou não as providências tomadas pela prefeitura pode sair a qualquer momento.
 
A Polícia Militar do Estado do Ceará, mediante informações do Comandante do Policiamento Militar em Icapuí, o 2º Tenente Ricardo Ponciano, informou que o município terá reforço policial adequado para o evento carnavalesco, sendo 20 homens do Destacamento mais 21 PMs do reforço, totalizando 41 policiais militares distribuídos em 3 viaturas, com equipes 24 horas ininterruptas com quatro policiais militares.
 
A presença do Detran está garantida, inclusive com a utilização de viatura na fiscalização das praias durante todo o evento das 10h às 18h.
 
Foi determinado ainda que uma equipe do BPRAIO de Aracati reforce o policiamento diariamente em Icapuí. Além disso, seis bombeiros militares estarão na cidade para dar suporte ao Carnaval.
 
A cadeia pública municipal terá o efetivo reforçado. Mesmo não sendo uma competência do município, a prefeitura está realizando melhorias estruturais no local.
 
Dessa forma, o município considera que possui a estrutura necessária para a realização do carnaval que é o feriado mais impactante do calendário, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios e importante para a diversão, lazer e autoestima dos icapuienses e turistas.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.