Descargas

Mais de 3 mil raios atingiram o Ceará somente em janeiro

Granja concentrou a maior incidência, com 207 descargas atmosféricas

08:44 · 04.02.2018 / atualizado às 09:03
Raios
De acordo com a Enel, o dia 27 de janeiro foi o dia com a maior queda de raios no Estado até o momento

Foram registrados 3.256 raios somente no mês de janeiro no estado do Ceará, de acordo com balanço da Enel Distribuição Ceará. A maior incidência ocorreu no município de Granja, com 207 raios; seguido de Crateús, com 111; e Bela Cruz, com 102. 

De acordo com a companhia, o dia 27 de janeiro foi o dia com a maior queda de raios no Estado até o momento. Ao todo, 72.838 descargas atmósfericas atingiram o Ceará em 2017. Também no ano passado, Granja registrou a maior quantidade de ocorrências, totalizando 5.222.

A Enel recomenda alguns cuidados dentro de casa durante chuvas fortes, como evitar usar o celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada; evitar o uso de chuveiro elétrico e consertos de instalações elétricas.

Estando fora de casa, a orientação é que se evite o contato com objetos metálicos e evitar locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, postes, assim como árvores isoladas ou locais elevados.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.