Funceme

Chove em todas as regiões do Ceará nesta quarta (2)

Mais de 80 municípios do Estado já registraram precipitações no período analisado pela Funceme

Senador Pompeu registrou média de 109,3 mm em precipitações ( Foto: VCrepórter )
09:25 · 02.05.2018 / atualizado às 21:02
Para esta quinta-feira (3), a expectativa é de nebulosidade variável com eventos de chuva no Centro-sul do Estado ( Foto: Fabiane de Paula )

Após apontar precipitações leves em seus últimos levantamentos, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) voltou a registrar chuvas consideráveis em todas as regiões do Estado nas últimas 24 horas. Segundo o órgão, choveu em pelo menos 123 municípios no período das 7h desta terça-feira (1º) às 7h desta quarta-feira (2). 

O principal destaque das últimas 24 horas foi o município de Senador Pompeu, onde foi registrada média de 109,3 mm em precipitações. Essa chuva no município fez com que o Açude Patu tivesse um aporte de 1.128.697 e chegasse aos 15,05% de terça para quarta-feira. Antes, ele estava com 13,32%.

Em São Benedito, na Ibiapaba, a média observada foi 87.4 mm. Outra cidade que registrou chuvas consideráveis foi Ererê, na região Jaguaribana, onde a Funceme computou um volume de 78 mm no período analisado.

A Ibiapaba, inclusive, foi a região do Estado que mais recebeu chuvas nas últimas 24 horas, tendo em vista que cinco municípios registraram precipitações acima de 40 mm. São eles:

São Benedito (87.4 mm)
Ibiapina (45.0 mm)
Ubajara (43.6 mm)
Tianguá (42.3 mm)
Viçosa Do Ceará (40.0 mm)

Fortaleza amanhece sem chuva

Na Capital cearense, o dia amanheceu nublado e, até o momento, a Funceme não registrou precipitações na cidade. Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), choveu levemente nas últimas 24 horas, tendo em vista que o maior volume registrado foi de apenas 25 mm, em Maranguape.

Próximos dias

Para esta quinta-feira (3), a expectativa é de nebulosidade variável com eventos de chuva no Centro-sul do Estado. Nas demais regiões, há possibilidade de precipitações. Para a sexta-feira (4), a Funceme projeta possibilidade de chuva na faixa litorânea do Ceará.

17 açudes sangrando no CE

O Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) registra 17 açudes sangrando no Estado, sendo cinco na Bacia do Coreaú, três na Metropolitana, dois na Bacia do Acaraú, dois no Litoral, dois no Alto Jaguaribe e mais um nas bacias do Banabuiú, Curu e Sertões de Crateús. Mais dez reservatórios estão com volume superior a 90%.

Apesar disso, dos 155 açudes monitorados pela Cogerh no Estado, 84 permanecem abaixo dos 30%, sendo seis secos e seis abaixo de 1% da capacidade. O volume total acumulado é de 16,6%.

As maiores chuvas registradas nesta quarta-feira (2):

 
Maiores chuvas por Municípios
Infogram

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.