quadra chuvosa

Ceará registra chuvas 30% acima da média em fevereiro

O Litoral Norte é destaque com 325.8 mm registrados durante o período; dados ainda não estão consolidados

O prognóstico para o período de março a maio de 2018 indica 45% de probabilidade de chuvas acima da média ( Foto: José Leomar )
10:22 · 28.02.2018 / atualizado às 11:51

No Ceará, o mês de fevereiro apresenta, até a manhã desta quarta-feira (28), um registro de chuvas 29,9 % acima da média. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o primeiro mês da quadra chuvosa registrou 154.1 milímetros de precipitação em todo Estado, a média histórica para o período é de 118.6 mm. Contudo, os dados serão consolidados apenas no dia 1º de março.

Entre as macrorregiões, o Litoral Norte é o principal responsável pelos bons volumes observados, registrando média de 325.8 mm em fevereiro. Em seguida, vem a região do Cariri, com 300.9 mm registrados.

De acordo com a Funceme, as chuvas devem continuar apresentando bons volumes em todas as regiões do Estado durante os próximos meses. O prognóstico da Fundação para o período de março a maio de 2018 indica 45% de probabilidade de chuvas acima da média35% em torno normal e 20% abaixo do normal.

Já nesta quarta-feira (28), foram registradas precipitações em pelo menos 38 municípios cearenses até às 7 horas da manhã. O município de Cariús teve a melhor média do dia, com 39 mm observados.

Para o primeiro dia do mês de março, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuva na faixa litorânea, na região Jaguaribana e no sul do estado. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

As maiores chuvas registradas nesta quarta-feira (28):

 
Infogram

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.