crise hídrica

39 municípios do Ceará têm água garantida somente até fevereiro

Para tentar amenizar os efeitos da seca, o Governo do Ceará tem adotado ações emergenciais, como a instalação de poços e chafarizes, além da busca por fontes alternativas

22:18 · 05.01.2018 / atualizado às 22:19
Situação
Clique para ampliar

Trinta e nove dos 184 municípios do Ceará têm reserva de água somente até o fim de fevereiro. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (5) pelo Grupo de Contigência, que é formado por gestores e técnicos do sistema hídrico do Estado. O cenário é considerado de média e alta criticidade, com abastecimento realizado em regime de contingência.

Desse total, 21 municípios estão com abastecimento garantido até o fim de janeiro e outros 18 municípios com abastecimento assegurado até o próximo mês.

Além destes, o balanço mostra ainda que 31 municípios encontram-se em situação de alerta, visto que só possuem garantia de água até o mês de março/abril. As outras 105 cidades, somadas às nove abastecidas pelo sistema integrado da Região Metropolitana de Fortaleza, encontram-se sem risco de desabastecimento ou operando a partir de ações decididas pelo Grupo de Contingência.

Para tentar amenizar os efeitos da seca, o Governo do Ceará tem adotado ações emergenciais, como a instalação de poços e chafarizes, além da busca por fontes alternativas de abastecimento como o fornecimento de água tratada através de carros-pipa, construção de Adutoras de Montagem Rápida (AMRs) e da utilização de ponteiras de rebaixamento de lençol freático com a finalidade de captar toda a água disponível para tratamento e distribuição.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.