´Ondas de Leste´ podem provocar chuvas no CE - Regional - Diário do Nordeste

FORTES PRECIPITAÇÕES

´Ondas de Leste´ podem provocar chuvas no CE

23.06.2010

Chuvas em Alagoas e Pernambuco são causadas pelas Ondas de Leste, fenômeno que pode atingir o Ceará

Fortaleza. O fenômeno meteorológico "Ondas de Leste", que estão provocando grandes tempestades nos Estados de Pernambuco e Alagoas, pode chegar ao Ceará mas em menor intensidade. Assim explica o meteorologista da Funceme, Paulo Barbieri. As "Ondas de Leste", segundo ele, é característico do leste do Nordeste brasileiro e está delimitado pela Zona da Mata. "É o período chuvoso nessa época e, dependendo da formação das nuvens, consegue chegar ao Ceará, pelo litoral de Fortaleza e na região Jaguaribana", afirma.

O relato de Barbieri pode ser confirmado com a chuva ocorrida na última quinta-feira, em Fortaleza e, mais precisamente, com as precipitações no mesmo período do ano passado. Em junho de 2009, devido ao mesmo fenômeno meteorológico, alguns municípios do Ceará - na região litorânea, zona Norte e na região Jaguaribana - voltaram a registrar chuvas.

Mesmo que as chuvas nos Estados vizinhos preocupem os moradores do Nordeste, principalmente os cearenses, Barbieri descarta possibilidades de chuvas nos próximos três dias. "Não é mais período chuvoso no Ceará. O prognóstico iniciou em fevereiro e acabou em maio. Temos condições de prever as chuvas com até 48 horas de antecedência", salienta o meteorologista da Funceme.

Conforme a previsão meteorológica para hoje, as regiões cearenses deverão ficar com céu variando entre parcialmente nublado e claro no decorrer do período. Para quinta e sexta-feira, haverá poucas nuvens, deixando as regiões do Estado do Ceará com céu entre claro e parcialmente nublado novamente, com temperatura variando entre 25ºC e 31ºC.

Conforme explica Barbieri, "Ondas de Leste" se formam na área de influência dos Ventos Alísios e ocorrem na área próxima à Linha do Equador, Zona de Convergência Intertropical, precisamente o Oceano Atlântico.

Deslocam-se de Leste para Oeste, ou seja, da costa africana à costa brasileira, onde provocam chuvas, principalmente na Zona da Mata nordestina, que se estende do Recôncavo Baiano ao litoral Rio Grande do Norte, podendo também ocasioná-las no Ceará.

Formação

As "Ondas de Leste" se formam sobre o oceano e duram de uma a duas semanas, deslocando-se à velocidade média de 25 km/h. Essas ondas ocasionalmente se intensificam dentro dos ciclones tropicais.

O fenômeno existe na região tropical de ambos os hemisférios: Norte e Sul. No entanto, são mais marcadas durante o período de junho a setembro no Hemisfério Norte.

O fenômeno afeta as Filipinas, China, Vietnã e Japão. Estas ondas cruzam o Vietnã, Tailândia e Burma e atingem a Baía de Bengal.

Também cruza a Índia e segue para o Golfo Pérsico. Essas ondas são detectadas sobre o norte da África. Cruzam a costa oeste africana, adentram no Atlântico e movem-se sobre o Atlântico Central e Atlântico Oeste.

Prognóstico

"Não é mais período chuvoso no Ceará. O prognóstico iniciou em fevereiro e acabou em maio"
Paulo Barbieri
Meteorologista da Funceme

MAIS INFORMAÇÕES
Funceme - Avenida Rui Barbosa, 1246 - Fortaleza
(85) 3101.1088
www.funceme.br


Maurício vieira
Repórter

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999