METRÔ DO CARIRI

Oitava estação começa a operar segunda-feira

19:21 · 10.09.2010
( )
A Estação Fátima fica na Vila Fátima, em Juazeiro. Com ela, fica praticamente concluída a primeira etapa do projeto

Juazeiro do Norte Operários estão concluindo os trabalhos de construção da oitava estação do Metrô do Cariri, que vai começar a operar na próxima segunda-feira. A Estação Fátima está localizada na Vila Fátima, no Município de Juazeiro do Norte. O Metrô do Cariri liga os municípios de Juazeiro e Crato e já opera com as estações de Juazeiro, São Pedro, Antônio Vieira, São José, Muriti, Padre Cícero e Crato.

Com a entrada em funcionamento da Estação Fátima, fica praticamente concluída a primeira etapa do projeto de interligação entre as duas cidades. O gerente de Controle de Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos de Fortaleza (Metrofor), Antônio Chalita de Figueiredo, informou que está sendo licitada uma nova estação que será localizada entre as estações Antônio Vieira e São José, a fim de atender a alunos, professores e funcionários de uma Escola Técnica que está sendo construída pelo Governo do Estado, no Município de Juazeiro do Norte.

Para o comerciante Osmar Alves Matos, proprietário de uma locadora na Vila Fátima, "a presença do trem no bairro vai facilitar a vida dos moradores da Vila e dos comerciantes, uma vez que a população dispõe de um transporte mais barato e seguro". A passagem de Juazeiro a Crato custa somente R$ 1,00.

De acordo com a gerente do Metrô do Cariri, Maria Dina Oliveira, o sistema transporta em média 1.400 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, das 6 às 19 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas. A movimentação de passageiros está dentro da expectativa da administração do Metrô do Cariri.

O aposentado Francisco Roberto Piancó diz que o movimento de passageiros vai aumentar quando for feita a interligação com os ônibus.

Transporte e lazer

Mesmo tendo que se deslocar do Bairro do Seminário para o Centro da cidade, Piancó diz que utiliza o Metrô como transporte e como lazer. "É bom viajar de trem para Juazeiro, admirando a paisagem dos sítios e dos bairros cortados pela via férrea", complementa. A comerciante Cícera Alves, conhecida como "Rainha da Sucata", afirma que o trem foi uma grande conquista para o Cariri. Agora, com a inauguração da Estação Fátima, a gente "estica a viagem até o final de Juazeiro".

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, destaca que o novo meio de transporte vai fomentar o desenvolvimento da região do Cariri, já que vai interligar importantes polos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas, indústrias; atender ao crescente processo de urbanização e integração regional, e atrair investimentos industriais e comerciais na região do Cariri.

O Metrô também vai gerar, aproximadamente, 160 empregos diretos. O Metrô do Cariri foi inaugurado em dezembro de 2009, com dois veículos do tipo Transporte Rápido Automotriz, fabricados pela empresa Bom Sinal, de Barbalha.

A princípio, funcionou apenas três estações de passageiros, uma no Crato e duas em Juazeiro. Nesta primeira fase de "operação branca", não foram cobradas passagens. "Foi fase de adaptação durante a qual foram verificados o desempenho dos equipamentos e a adaptação dos funcionários e da população ao novo serviço".

O sistema só começou a operar comercialmente no dia 31 de maio, cinco meses depois da inauguração, com sete estações: Crato, Padre Cícero, Muriti, São José, Antônio Vieira, Teatro e Juazeiro do Norte. O percurso de Juazeiro do Norte a Crato é feito em 30 minutos. Ao todos, são 46 viagens por dia, de segunda a sexta-feira, e 30 viagens aos sábados.

Requalificação

O Projeto do Metrô do Cariri é o primeiro de requalificação do sistema ferroviário de transporte de passageiros no Interior do Estado do Ceará.

Envolveu investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 25 milhões, que abrangeram a remodelação da via permanente entre o Bairro Vila Fátima, em Juazeiro do Norte, e o Distrito de Muriti, localizado na cidade do Crato, com a substituição de dormentes, correção de alinhamento e, também, nivelamento da linha.

ENQUETE

Facilidade

Osmar Alves Matos
Comerciante
A presença do trem vai facilitar a vida dos moradores da Vila e dos comerciantes, pois se terá transporte mais barato e seguro

Cícera Oliveira
Comerciante
Agora a gente estica a viagem até o final de Juazeiro do Norte. O trem foi uma grande conquista para o Cariri

Francisco Roberto Piancó
Aposentado
Com a interligação do Metrô com os ônibus, o movimento de passageiros vai aumentar aqui na região

MAIS INFORMAÇÕES

Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos de Fortaleza: (85) 3101.71 15

Gerência local: (88) 3102.3050

Antônio Vicelmo
Repórter

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.