METRÔ DE SOBRAL

Obras começam neste primeiro semestre

01:19 · 20.01.2010
( )
O Metrô de Sobral será instalado dentro do perímetro urbano do município e terá duas linhas principais

Sobral. A ordem de serviço para a elaboração dos projetos executivos e o trabalho de supervisão das obras do Metrô de Sobral já foi assinada e a empresa MWH Brasil Engenharia e Projetos, vencedora da licitação, já iniciou os trabalhos de elaboração dos projetos que precedem o início das obras civis. O metrô deste município terá 11 quilômetros de extensão e vai operar dentro do perímetro urbano do município atendendo seus bairros mais populosos, como o Centro. A previsão é de que o metrô comece a operar em 2011.

As obras deverão ter início ainda neste primeiro semestre.Serão coordenadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Está previsto investimento total de R$ 54 milhões, incluindo projeto executivo, via permanente, obras civis e também material rodante.

O Metrô de Sobral, que será instalado dentro do perímetro urbano do município, terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe. "A informação que o município deve saber neste momento é a de que os veículos que estarão operando já estão sendo licitados, bem como o projeto da primeira etapa, no que se refere à melhoria do sistema já existente", disse o prefeito Leônidas Cristino.

O trecho ao qual se refere o prefeito, que deverá receber melhorias, vai ligar os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade) passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão sete estações numa extensão de sete quilômetros.

"A segunda, chamada de Linha Norte, ainda a ser construída, terá extensão de quatro quilômetros e vai atender o lado norte do município, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e onde será construído o Hospital Regional Zona Norte", disse Leônidas, acrescentando que o projeto prevê a construção de quatro estações. Ao todo, o Metrô de Sobral terá aproximadamente 11 quilômetros de extensão e será composto por cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs), cada um com dois carros, com previsão de operação para 2011.

Para a efetivação do projeto do Metrô de Sobral, um convênio com o Governo Federal irá destinar à obra R$ 21,6 milhões. O restante dos recursos será do Tesouro do Estado. A operação e o gerenciamento do sistema de Metrô de Sobral serão de responsabilidade do Metrofor. Após a licitação, o prazo para a conclusão do Metrô de Sobral será de 12 meses.

A MWH começou a elaborar os projetos necessários para execução da obra como, por exemplo, arquitetura, estrutura, instalações, geométrico e outros, etapa que deve ser executada e concluída dentro do prazo de quatro meses.

MAIS INFORMAÇÕES
Companhia Cearense de Transportes Metropolitano (Metrofor)
Rua 24 de Maio, 60, Centro, Fortaleza
(85) 3101.7100/ 3101.4744


Wilson Gomes
Colaborador

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.