empreendedorismo

O Corredores Digitais ajuda a transformar ideias em ações

00:00 · 23.06.2018
Image-0-Artigo-2417488-1
Os participantes passaram por etapas como capacitação empreendedora; sessões de feedback; mentorias personalizadas; consultorias quinzenais ( Foto: Alex Pimentel )

Quixadá. O Corredores Digitais é um programa integrado de capacitação, mentoria, networking e prêmios para estudantes que objetivam transformar suas ideias, pesquisas, invenções ou negócios em estágio pré-operacional em modelos de negócios inovadores, competitivos, lucrativos e socialmente responsáveis.

> Negócios criativos estão despontando no Interior do CE 

De acordo com as informações da coordenadora do programa Corredores Digitais, Gabriella Purcaru, ele funciona como um acelerador desses projetos criativos, em diversas áreas.

Entre elas, estão economia criativa, logística, turismo, biotecnologia, construção, indústria agroalimentar, meio ambiente, eletrometalmecânica e produtos de consumo e diversão. Seus setores prioritários são: água, energia, saúde e segurança.

Na última seleção, foram criados equipes de até quatro integrantes. Hoje permanecem os 30 projetos de destaque, escolhidos por meio de seleção, que já está na fase final do ciclo, explica a coordenadora do projeto, Gabriella Purcaru.

Os participantes passaram por diversas etapas, entre elas, capacitação empreendedora; sessões de feedback; mentorias personalizadas; consultorias quinzenais, até chegarem à terceira fase desta edição, de onde saíram os 30 melhores projetos. Esse processo teve início em setembro de 2017, e se encerra no próximo dia 30.

Condições

Atualmente mais 135 mil jovens estão desempregados no Ceará. O programa acredita que o empreendedorismo pode ajudar a mudar essa realidade, ressalta Gabi Purcaru.

Os interessados em concorrer a uma vaga para o seu projeto precisam ter mais de 16 anos; montar uma equipe de duas a quatro pessoas; possuir um projeto inovador em alguma das 14 áreas citadas como prioritárias do Governo.

Também é necessário que um dos membros da equipe seja o desenvolvedor do produto, com conhecimento técnico para desenvolver o produto físico e/ou digital.

Suporte

Durante seis meses, o governo do Estado apoia e fornece o suporte necessário para alavancar os projetos desses jovens, por meio de capacitação empreendedora, mentoria personalizada, benefícios, networking, rede de mentores nacionais e regionais e infraestrutura de coworking.

A inscrição para o próximo semestre já pode ser realizada por meio do endereço eletrônico http://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais/.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.