Novas empresas em Crateús - Regional - Diário do Nordeste

COMÉRCIO EM ALTA

Novas empresas em Crateús

02.04.2011

Na nova revenda da Chevrolet, que será inaugurada, possíveis compradores já visitam o local
Na nova revenda da Chevrolet, que será inaugurada, possíveis compradores já visitam o local
SILVANIA CLAUDINO

Mercado aquecido com a entrada de novas marcas lojistas deixam segmento otimista na sede de Crateús

Crateús Mais do que proporcionar opções de compras aos clientes, geração de novas oportunidades de trabalho e consequentemente mais renda e desenvolvimento, a entrada de novas e renomadas empresas no comércio deste Município, impulsiona também as empresas locais a evoluírem. Esta é a análise de dirigentes lojistas do Município, acerca da chegada de empresas novas no comércio local. "Elas trazem novos conceitos em merchadising, em layout e isso acrescenta ao nosso comércio, de certa forma acabam forçando uma evolução das empresas locais", analisa Wagner Claudino Sales, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Crateús (CDL). Afora várias empresas que abriram suas lojas em Crateús nos últimos três anos, como Rabelo e Zenir no ramo de móveis, Farmácia Santa Branca e a rede Pague Menos, nos próximos dias irão abrir Óticas Bóris e Antares Veículos, que revenderá a marca Chevrolet. Há indicativos também da abertura de uma concessionária Fiat e de uma rede de supermercados, ainda não confirmados.

Para Sales, é importante que os empresários locais acolham a visão de crescimento e amplitude do comércio. "O comércio é o maior empregador do País e a chegada das empresas de fora possibilita mais empregos, mais renda e mais dinheiro em circulação no nosso comércio, que já é bastante grande", diz. A CDL, segundo ele, tem essa visão. "Nós sabemos que quanto maior o comércio, maior o volume de vendas e isso é o importante, todos crescem", analisa.

Além dessas variáveis, o empresário afirma que a atração de novas empresas sinaliza crescimento. "É um sinal claro que o nosso comércio, a nossa cidade está evoluindo. Significa que o mercado está bom, que o nosso comércio propicia vendas. É um sinal de esperança para nós", pondera Wagner.

Apesar dos temores iniciais que o setor farmacêutico sentiu com a chegada das grandes redes de farmácias em Crateús, atualmente a situação é equilibrada. Os que temeram já viram que a chegada das novas não fragilizou ou promoveu fechamento das empresas locais. Ao contrário, contribuiu com a evolução do setor. Assim acredita o empresário Arquimedes Alves, presidente da Associação dos Proprietários de Farmácias de Crateús (Aprofarc). "Crescemos mais e nos unimos mais ainda em todo esse processo", cita Alves.

O setor farmacêutico cresceu tanto no Município que a entidade que era somente restrita a Crateús, hoje representa toda a região. Conta com cerca de 60 associadas e criou a rede Mais Saúde. Agora, efetuam compras conjuntas e tem mais poder de mercado, além de terem investido no layout e padronização das farmácias que fazem parte da rede. "A vinda de novas empresas acelera o crescimento das nativas, que saem da acomodação, investem mais e ganham mais", afirma o empresário.

Ele lembra também da clientela, que ganha pois passa a ter mais opções.

Para Alves, que possui duas farmácias, o comércio de Crateús está em uma excelente fase. "Agora o comércio de Crateús está sendo muito bem visto pelas empresas externas. Demos nos últimos anos saltos de qualidade e quantidade e isso é muito bom, pois equilibra a economia, faz crescer, atrai novas pessoas e os Municípios vizinhos", reflete.

Buscando esse promissor mercado, é que a Antares Veículos chega a Crateús e região. Espera efetuar um bom volume de negócios no Município, que congrega cerca de 20 cidades. "Venderemos para Crateús e toda a região, já que aqui é a cidade polo desse lado do Ceará e fica no centro da região", avalia o gerente, Estênio Melo. A inauguração está prevista para a primeira quinzena deste mês. E antes mesmo da loja abrir, a movimentação já existe. Muitas pessoas buscam saber as promoções e ofertas anunciadas para a semana da inauguração. Verificam os veículos que estão expostos para serem realizados os test drives coma abertura da loja.

A estimativa, segundo o gerente, é de comercializar mais de 20 veículos mensalmente. "O comércio aqui é bom, permite boas negociações e estamos bastante otimistas. Ainda nem abrimos e muitos já estão procurando", afirma Melo, que disporá de uma equipe de nove funcionários na loja e cinco vendedores em campo.

O setor público do Município também comemora o crescimento da economia, afinal novos empregos serão gerados, apoiando a Prefeitura local neste aspecto. "Novas empresas trazem novas oportunidades de trabalho para a população e o Município não fica dependendo tanto da iniciativa pública", analisa Romildo Marçal, chefe de gabinete da Prefeitura de Crateús. "É um avanço real na economia do Município, pois as grandes empresas só vem ao verificar o mercado. Isto quer dizer que o nosso mercado se tornou atrativo", pondera. Acrescenta ainda que a Prefeitura procura incentivar a vinda dessas empresas por meio de isenção de ICMS de acordo com as leis municipais. "O que podemos facilitar, fazemos e também para as empresas locais, como por exemplo o Polo Industrial, que conta com fábricas de condimentos, sorvetes, metalúrgicas, doces e vidraçaria", cita.

Silvania Claudino
Repórter

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal de Crateús: (88) 3692.3315

Antares Veículos: Rua Cel. Zezé, 1337 - telefone: (88) 3691.7444

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999