litoral oeste-Ibiapaba

Nova rota turística aproximará belezas da praia e da serra

A proposta é unir o potencial turístico da região ampliando a possibilidade de roteiros variados

Os turistas poderão desfrutar das belezas de Jericoacoara e seguir para a Serra da Ibiapaba Foto: Marcelino Júnior
00:00 · 10.08.2018 por Marcelino Júnior - Repórter
Região da Ibiapaba é repleta de atrativos naturais. Foto: Marcelino Júnior

Jijoca de Jericoacoara Considerado um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, Jericoacoara, no Litoral Oeste cearense, também faz parte da Rota das Emoções, pacote de viagem de aventura que integra os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, incluindo as belezas naturais de dez municípios do Nordeste, entre eles, Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara; São Luiz, Barreirinhas e Tutóia (MA); e Luís Correia e Parnaíba, do lado piauiense. Para ampliar o leque de opções dentro do roteiro de viagem que tem a praia como maior atrativo, o Ceará está prestes a ganhar mais uma rota.

Os primeiros passos do ousado projeto serão discutidos nesse sábado (11), em Ubajara, no encontro que reunirá a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e os gestores dos municípios da Rota Turística da Ibiapaba, formada por Ubajara, Viçosa do Ceará, Tianguá, São Benedito, Ibiapina, Carnaubal, Guaraciaba do Norte e Ipu. O Sebrae também terá representante no encontro. Durante a reunião, os prefeitos devem apresentar as primeiras ações e estratégias necessárias para lançar uma nova rota turística, interligando a região da Ibiapaba ao destino Jericoacoara, que está a apenas 125 quilômetros da Serra, e conta com a estrutura do Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, no município de Cruz.

De acordo com o prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, um dos idealizadores da proposta, "o turismo em Jericoacoara deu um salto muito grande nos últimos tempos, e passou a chamar a atenção do País inteiro para a nossa região, inclusive de cidades vizinhas. A ideia é que seja criada uma rota turística Ibiapaba/Jericoacoara, com pacotes que chamem a atenção de grupos pequenos, médios e grandes, com parcerias entre empresas de transportes, como já ocorre na rota entre Fortaleza a Jericoacoara", explica .

De acordo com levantamento da Setur, o fluxo turístico de Jijoca de Jericoacoara, entre os meses de maio e junho deste ano, ficou em torno de 704.954 pessoas, registrando aumento de 28,46%, em relação ao mesmo período do ano passado. A taxa de ocupação no Município foi de 78,9%. O que já é comemorado pelo secretário de Turismo Ricardo Gusso Wagner, mas que, segundo ele, pode ser ampliado para dar ao turista nacional e internacional, a oportunidade de conhecer as belezas de outros destinos na região.

"Nesse primeiro momento, discutiremos com os possíveis parceiros, tanto públicos como privados, a exemplo do empresariado local, como traçar iniciativas inovadoras para ampliarmos a oferta turística no Estado, unindo esses dois extremos, que são a serra e o litoral. Hoje, o aeroporto regional tem 10 voos semanais com destino à Jericoacoara, então, pensamos em distribuir esse fluxo de visitantes em todo o Vale do Acaraú e a região serrana, claro que dentro de uma infraestrutura a ser detalhadamente estudada e implementada".

De acordo com Glauber Lira Sousa, secretário de Turismo de Ubajara, a média anual de turistas que visitam a Ibiapaba gira aproximadamente em torno de 150 mil, e a integração vai potencializar a Rota Mirantes da Ibiapaba, lançada em julho deste ano, que está em fase de fechamento de parcerias com agências de turismo, além da espera pela certificação concedida pelo Sebrae na região, e a qualificação e capacitação de todas as empresas que fazem parte da rota.

"Mais de 40 pessoas têm participado de cursos voltados ao turismo. A Serra disponibiliza várias rotas, como Viçosa-Tianguá-Ubajara-São Benedito, com a visita a belos casarões, ao Parque Nacional de Ubajara, com suas trilhas, aos museus, a floricultura, enfim, uma gama de possibilidades e roteiros, incluindo os banhos naturais de Carnaubal, a Bica do Ipu e as cachoeiras, enfim, todo o contato possível com a natureza", convida.

Atrativos

O encontro entre os prefeitos ocorrerá a partir das 10 horas no auditório do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Ubajara. E, de acordo com Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará, "transformará a serra em um grande destino interligado com o litoral. Vai depender de tempo, investimento e muitas parcerias, pois a infraestrutura, inclusive para receber o turista que vem de fora do País, deve ser vista com muita atenção. A ideia é nos prepararmos para novos tempos, incluindo nas propostas a serem apresentadas, os apoios setoriais tão importantes para potencializarmos os atrativos que a região oferece já", finaliza.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.