Durante as romarias

Motoristas reivindicam local para dejetos dos ônibus

A Romaria das Candeias tem início hoje e um dos problemas é onde despejar o os detritos dos transportes

Sem um local específico para descarregar, os motoristas o fazem pelas ruas de Juazeiro do Norte, um problema sério durante as romarias ( Foto: Antonio Rodrigues )
00:00 · 29.01.2018 por Antonio Rodrigues - Colaborador

Juazeiro do Norte. A Romaria de Nossa Senhora das Candeias, a última do ciclo de peregrinações na Terra do Padre Cícero, tem início hoje, neste Município do Cariri cearense. Com ela, muitas ações estão sendo preparadas para receber os romeiros. No entanto, uma reivindicação de 25 anos ainda não foi atendida pelos gestores municipais: um local para descarga dos dejetos dos ônibus que trazem os milhares de romeiros.

Sem ponto coletor ligado à rede de esgoto, os motoristas descarregam nas ruas de Juazeiro do Norte toda urina e fezes produzidas na viagem. Segundo os motoristas, no retorno às suas cidades, os romeiros reclamam do mau cheiro do ônibus, já que não conseguem fazer uma limpeza correta por não ter um local adequado para os dejetos.

Propostas

"Eu falo isso desde que comecei a viajar para cá. Todo mundo que transporta pessoal para Juazeiro joga nas vias porque não temos um local, esse ponto. Não é muito difícil alguém flagrar um carro desaguando nas vias. Isso é ruim, porque não tem um ponto adequado e nossos sanitários não ficam bem limpos", explica o motorista Rivan Alves de Farias, vindo de Macaíba (RN).

Para ele, seria fácil fazer um projeto e lembra que, quando o padre Murilo de Sá Barreto estava à frente da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, esta reclamação já existia. "Na época, trouxeram o pessoal da Prefeitura e demos algumas ideias. Antes, era ali no Centro de Apoio aos Romeiros. Seria numa boca de lobo, para que posicionasse o cano e já caísse na rede coletora. Simples. O que seria mais complicado era os transportadores se educarem", completa Rivan. Por outro lado, ele admite que algumas ações melhoraram a estrutura das romarias, como o Estacionamento do Romeiro que, segundo Rivan, seria o local ideal para receber o sistema de coleta dos dejetos.

Revitalizado ano passado, o equipamento tem agradado seus colegas que também transportam os romeiros. Hoje, o equipamento conta com dois guardas civis e um funcionário da Secretaria de Turismo e Romaria trabalhando todos os dias.

"Aqui é o lugar ideal, uma tranquilidade. Estacionei meu carro, já lavei. Não paga nada. Lá fora, corre-se o risco de cometer uma infração e levar multa. Aqui você está seguro, não tem arranhão, não arruma problema no meio da rua. Foi a melhor coisa que fizeram", garante o motorista João Filipe dos Santos, de Juarez Távora (PB).

Segundo o secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, no início da atual gestão, a Prefeitura de Juazeiro do Norte recebeu todas as reivindicações dos motoristas e romeiros. Algumas foram solucionadas, outras não. No entanto, o estudo para fazer um local que receba a descarga dos ônibus já foi feito, mas a obra não pôde ser executada por falta de recursos.

"O estacionamento estava abandonado e buscamos otimizar este espaço, montamos e fizemos a ampliação dos banheiros, pavimentação asfáltica e sinalização. Com tudo isso, atingimos o valor limite para o equipamento", explica o secretário. Por outro lado, Junior Feitosa garante que uma nova etapa da obra no Estacionamento do Romeiro será executada, neste ano, para criar um sistema de coleta dos dejetos.

Festejos

A partir de hoje (29), até o dia 2 de fevereiro, acontece a Romaria de Nossa Senhora das Candeias. A expectativa é de que 250 mil pessoas visitem Juazeiro do Norte neste período. Com ela, fecha-se o chamado "Ciclo de Romarias", que começou em setembro. Para acolher bem os fiéis, a Prefeitura Municipal organizou reuniões envolvendo várias secretarias que irão atuar nos cinco dias de festa.

Segundo o secretário de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, por conta de reforma da Praça Padre Cícero, as ações culturais serão ampliadas. Além disso, os agentes de romaria serão aumentados, junto com a distribuição do Manual do Romeiro, equipamento que auxilia os visitantes nos locais da cidade.

O City Tour, passeio de ônibus pela cidade, criada na Romaria de Nossa Senhora das Dores, em setembro, será mantido nesta festa. "Queremos acolher melhor os romeiros e que eles possam se sentir bem e seguros fora de suas casas", afirma o titular da Pasta.

Programação

Missas

Local: Basílica Santuário
Horários: 6h, 9h, 16h e 19h
Local: Capela do Socorro
Horários: 7h, 10h, 15h30 e 17h

Show dos Chapéus
(todos os dias)

Local: Praça dos Romeiros
Horário: 20h30

Despedida dos Romeiros (Bênção do Chapéu)

Data: 2 de fevereiro (sexta-feira)
Local: Basílica Santuário
Horário: 12h

Procissão Luminosa

Data: 2 de fevereiro (sexta-feira)
Saída: Rua Leandro Bezerra
Chegada: Basílica Santuário
Horário: 18h

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.