Centro histórico

Igreja Matriz de Sobral passa por processo de restauração

O trabalho também inclui a qualificação de mão de obra local para utilização em futuros projetos no Município

Cada peça é minuciosamente recuperada pelos técnicos ( Fotos: Cid Barbosa )
00:00 · 03.03.2018 por Marcelino Júnior - Colaborador
A Igreja Matriz sobralense é um dos principais monumentos históricos de todo o Ceará; foi construída entre os anos de 1778 e 1781

Sobral. Toda semana, a aposentada Maria das Graças Pinheiro (66) vai à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição para rezar. De joelhos, aos pés de um dos dois altares que enfeitam a nave central do imponente prédio, instalado no Centro Histórico de Sobral, no Norte do Estado, ela pede por saúde. Antes de ir embora, a aposentada confere de perto um trabalho minucioso que ela espera ansiosa pela conclusão. Iniciada há pouco mais de um ano, a obra de restauração da Catedral da cidade segue fazendo parte do cotidiano dos católicos que frequentam semanalmente a Sé.

Movida pela parceria entre o Município e o Governo do Estado, a restauração já finalizou o altar-mor; dois altares do cruzeiro e dois, das capelas laterais; além de imagens, forros, as portas de madeira do templo, entre outras peças que compõem o acervo histórico e cultural da bicentenária edificação de paredes brancas, que se destaca próximo às margens do Rio Acaraú.

Encantada com o trabalho, Maria das Graças aguarda pela finalização da obra. "Sempre que posso, venho dar uma olhada no pessoal trabalhando. Nunca vi a Sé tão bonita como agora", comemora a aposentada. E para buscar a maior fidelidade possível no que diz respeito a redescobrir a originalidade das peças e da própria estrutura do prédio, no início dos trabalhos, a equipe de restauradores conferiu dados históricos que remontam à construção da Sé, entre os anos de 1778 e 1781.

As prospecções ajudaram na restauração do importante acervo sacro, resgatando e preservando um pouco do passado. A pesquisa também identificou a pouca presença de peças originais da decoração inicial da Sé. Dessa época, restaram poucos elementos, como explica Luiz Cláudio Nunes Laranjeira, técnico em restauração.

"Aqui, se mantiveram em bom estado um portal, pias de água benta e um lavabo, todos em pedra Lioz, um tipo de calcário vindo de Portugal, que considero as peças mais bonitas da igreja, quando se fala em decoração funcional", explica.

Os trabalhos de conservação da Catedral de Sobral foram divididos em duas etapas. A primeira diz respeito a intervenções necessárias ao corpo da edificação, como reformas das instalações hidráulicas, elétricas, obras de alvenaria, pintura, recuperação das portas, telhado e forro.

Por conta das condições encontradas pelos técnicos, a intervenção também se deu na remoção e recuperação das esquadrias; recuperação da escada em madeira, de acesso às torres da matriz, além da instalação de cintas de concreto para melhor estabilização do prédio; pavimentação das áreas externas e recuperação de ferragens e vidros.

Adornos

A segunda etapa exigiu atenção sobre os bens agregados à Catedral, como altares, pinturas artísticas, paramentos antigos, imagens, vitrais, altar-mor e altares laterais, lustres e demais adornos do interior do prédio.

Segundo o secretário de Cultura de Sobral, Igor Bezerra, "podemos afirmar que a Catedral se converte em importante patrimônio de identidade cultural para as gerações passadas e os dias de hoje, com seus mais de dois séculos de história", avalia. Incluída no roteiro de visitação do Centro Histórico, a Igreja Matriz de Sobral contribuiu para a unificação, em seu entorno, de diversas moradias do primeiro povoamento que formou a cidade.

O prédio se ergue com sua fachada em forma de arco e portas ornadas em pedra Lioz. Apesar da maioria dos detalhes remeterem ao estilo Neoclássico, parte do traçado arquitetônico ainda conserva um pouco do apurado estilo Rococó, surgido na França, como desdobramento do barroco, utilizado inicialmente em decoração de interiores por toda a Europa. A riqueza desses detalhes históricos que voltam a chamar a atenção das pessoas, por meio do trabalho de restauração, é o que ainda encanta Luiz Cláudio Nunes Laranjeira, um dos técnicos à frente do trabalho.

Reparos

"Essa igreja é muito bonita. Toda a sua exuberância realmente chama a atenção. Estamos em fase de aditivos, que são alguns reparos que devem se estender até o mês de julho deste ano, quando os trabalhos devem ser encerrados. Estamos tentando resgatar o máximo de originalidade da Igreja", finaliza.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Catedral de Sobral, foi construída com uma planta em forma de cruz latina. O prédio possui um altar-mor, dois altares laterais nas cabeceiras das alas e dois pequenos altares na frente da nave, em cúpula de madeira. Na entrada, se encontra um coro, definido por balaústres de madeira e apoiado por duas colunas.

Qualificação

O trabalho de restauração também inclui a qualificação de mão de obra local para atender às necessidades de futuros projetos. Entre os cursos pretendidos estão: marcenaria, introdução ao restauro de imagens e de madeiras, pintura decorativa e douramento.

De acordo com Murilo Cunha, arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), "o trabalho realizado na Sé, com a restauração de elementos arquitetônicos e artísticos integrados, não têm sido comum no Estado. Isso só foi possível por meio da união de diversos órgãos, o que possibilitou a contratação de uma das melhores equipes de restauradores do País", finalizou.

Enquete

Qual a importância desse trabalho?

"Eu moro no distrito de Jaibaras, aqui perto, mas venho a Sobral toda semana. Gosto de passar pela Catedral e rezar um pouco. Apesar do barulho do pessoal trabalhando, é importante a restauração"

Maria Luiza Ferreira
Dona de casa

"Moro pertinho da igreja e tenho achado tudo uma maravilha. Bom saber que o prédio e as peças estão sendo reformados. As imagens também ficaram lindas. Me orgulho de poder acompanhar tudo de perto"

Dalila Viana de Sousa
Aposentada

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.