Fazenda Haras Claro exibe Quartos de Milha campeões - Regional - Diário do Nordeste

EQUINOS DE ALTA LINHAGEM

Fazenda Haras Claro exibe Quartos de Milha campeões

31.01.2011

Cavalos campeões e grandes campeões em corrida, vaquejada e conformação formam o plantel do Haras Claro

Caucaia. A Fazenda Haras Claro, do médico Cláudio Machado Rocha, é destaque na criação de cavalos Quarto de Milha de alta linhagem. Com um plantel de 152 animais, entre adultos e potros, reúne muitos com títulos de campeões e grandes campeões em corridas, vaquejadas e provas de conformação. É referência na estatística nacional de potros estreantes e na categoria geral desta classificação, da qual participam o Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Venezuela. Desde o ano de 2004, seus animais sempre ficam entre as quatro primeiras colocações no ranking nacional. Tamanha performance não é à toa. Conforme destaca o administrador do Haras Claro, Carlos Alberto Coelho Rocha, o Cacá, o resultado positivo deve-se a trabalho de 32 anos, sempre na meta de aperfeiçoamento da raça, marcada pela versatilidade, velocidade e inteligência.

O Haras foi pioneiro no Ceará com o Quarto de Milha, em 1986, após criação de mestiços e Puro Sangue Inglês (PSI). "Vimos que a raça é completa por reunir aptidões para velocidade e o trabalho no campo. Pela sua versatilidade, decidimos criar apenas ela. É um cavalo de explosão", explica Cacá. O primeiro garanhão foi o Tarter Lad Dec, adquirido de São Paulo naquele ano. Já em 1988, foi o primeiro lugar no 1º Grande Prêmio de Quarto de Milha na Fazenda Garrote. Desde então, as premiações se multiplicaram. O escritório da Fazenda exibe uma coleção com dezenas de troféus e títulos. Entre os grandes destaques do plantel é a égua Darlin Bryan PK, considerada hoje a melhor do Brasil em campanhas, com 15 vitórias em corridas em São Paulo. Foi recordista dos 365 metros no Jockey Club de Sorocaba, ao atingir a marca de 19 segundos e 34 centésimos, quebrando recorde de 8 anos. Ela é reprodutora de campeões como o Dominador Splash, que atingiu o AAAT-IV102, índice de velocidade referência pela Associação Brasileira de Cavalos Quarto de Milha (ABQM). A lista de destaques do Haras Claro é extensa. Quando Cacá começa a enumerar, parece não parar mais. A égua Phoenix Apollo, outra referência, exibe 16 vitórias, entre elas, duas na distância 600m e 700m, um feito inédito na raça, que geralmente participa de provas de corrida de 275m a 503m (nos intervalos, 301m, 320m, 365m e 402m). Ela participou de provas com cavalo Puro Sangue Inglês - Grupo 1 (com os melhores exemplares do País). Foi em 2005, no Jockey Clube de Fortaleza.

A Phoenix figura entre as dez reprodutoras recordistas em velocidade da lista do Haras Claro, ao lado de Darlin Bryan, Fortune Nobre, Apollo Rose, entre os outros.

O Tarter Lad Dec conquistou excelente performance durante três anos, conseguindo 11 títulos de campeão e grande campeão em prova de conformação e seis títulos de campeão em corridas. Após este período, tornou-se um dos principais reprodutores do plantel, até fim de sua vida, em 1996. Em continuidade ao melhoramento do plantel, o Haras Claro adquiriu em São Paulo o Big Roon, filho do grande Big Streakin Six. O Big venceu 23 corridas no Ceará, Piauí e Pernambuco, vindo a falecer prematuramente com 5 anos. Ainda deixou cinco potrinhos e mais cinco éguas paridas. Também correu durante três anos.

Em 1991, o Haras adquiriu duas éguas em Presidente Prudente (SP). A Effort´s Rosita KRB, do King Ranch, uma multinacional que trazia para o Brasil os melhores reprodutores dos Estados Unidos. Também a égua Galopeira, do criador Rui Moraes Terra. A Galopeira deu origem a vários filhotes de alta linhagem, como a Chicks Streakin, que recebeu o Registro de Mérito da ABQM. Este registro é concedido ao animal que passa a ganhar vários prêmios nas competições disputadas. No caso, provas de vaquejada onde a égua foi campeã diversas vezes. Chicks foi a leilão pelo Haras Claro aos 18 meses, sendo arrematada por R$ 380 mil. Atualmente, a Chicks está no plantel de reprodução do Haras LM, de Duda Mendonça. Quando o Haras Monte Cristo (SP) colocou animais em liquidação, o Haras Claro aproveitou a oportunidade para adquirir o reprodutor já consagrado em São Paulo, o Big Streakin Six. Atualmente, seus filhos são destaques em todas as vaquejadas e corridas no Brasil. Entre eles, Chicks Streakin, Big Bomber Six, Brasil Holland Six, Alvorada Streakin, Apache Holland, Atração Streakin, Acaua Six, Arizona Sil e vários outros. Apache é ganhador do título Potro do Futuro, nas provas de tambor e baliza, hoje um dos esportes mais destacados no País.

Nova participação

Após 11 anos de grande contribuição ao plantel, Big foi vendido em 2009, ano em que o Haras Claro inicia nova forma de participação no melhoramento de seus animais. Começa a comprar cotas de propriedade dos principais garanhões do País. Nesta modalidade, os animais ficam na Central de Reprodução do Rancho das Américas, em São Paulo. Entre os destaques desta fase estão Corona For Me, Fishers Dash, Nordick Only VM, Tolltac Daring, Picasso Tool e outros renomados. "A vantagem de comprar as cotas é que o Haras faz cruzamento da reprodutora com o garanhão, aliando os dois pedigrees e evitando a consanguinidade, o que deixa a linhagem dos animais cada vez mais pura", explica.

Assim o Haras Claro cumpre a função de produzir animais de alta linhagem, que vão a leilões e ampliam a oportunidade de aquisição por parte de tufistas, competidores de vaquejadas e criadores. De cada dois animais que vão a leilão, com idade entre 18 e 20 meses, o que não for arrematado, volta ao Haras para ser preparado às competições. É quando recebe tratamento diferenciado até os 24 meses, iniciando treinamento para corridas. Aos 30 meses, começa a participar das principais competições, até os 42 meses. Se destacando nas pistas, segue até os 60 meses, para fazer o seu currículo: ganhar títulos de campeão, grande campeão e quebra de recordes de velocidade.

Bichos de estimação
Veja mais sobre animais de estimação no blog Bem-Estar Pet
blogs.diariodonordeste.com.br/bemestarpet - no twitter @valerianfeitosa

MAIS INFORMAÇÕES

Fazenda Haras Claro
BR-020 - Município de Caucaia
Região Metropolitana de Fortaleza
Telefone: (85) 9995.0238

Valéria Feitosa
Editora do Regional

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999