TRIBO do BENJAMIM

Família promove estilo de vida saudável

O estilo de vida cada vez mais procurado em todo o Planeta já vem sendo praticado por família há décadas

Caixa de saltos, quadra de vôlei, pista atlética e até uma pequena piscina para hidroginástica fazem parte da estrutura montada para treinamento ( Foto Alex Pimentel )
00:00 · 30.12.2017 por Alex Pimentel - Colaborador
As crianças da família treinam e competem em pé de igualdade com os adultos, desenvolvendo desde cedo o gosto pela atividade física ( Foto: Alex Pimentel )
( Foto: Alex Pimentel )

Quixadá. Pais, irmãos, filhos, quem está por perto, na família Moreira, se acostumou a promover e participar de atividades saudáveis, ao ar livre. O estilo de vida cada vez mais procurado em todo o Planeta já vem sendo praticado pela família há décadas, ao ponto de até as filhas gêmeas do casal Francisco Moreira e Edmea Moreira, disputarem de igual com os adultos, as provas de corrida de rua, em Quixadá, e onde recebem notícia da realização de alguma competição dessa natureza.

Rute e Ester têm oito anos, mas, quando participam das corridas, as irmãs sempre sobem ao pódio. Para os pais, o condicionamento físico de ambas, além de gostarem de participar da atividade física, como se fosse uma brincadeira de pega-pega, torna as atletas mirins ainda mais velozes. Como as provas não exigem idade mínima ou máxima, além da diversão, conquistam medalhas, a última delas na corrida de Aratuba, no Maciço de Baturité.

Conforme Francisco Moreira, esse hábito surgiu quando ele ainda era criança. O pai, Benjamim Moreira de Sousa, falecido em 2005, era atleta de maratonas e inclusive participou da mais famosa delas no País, a Corrida de São Silvestres, na capital paulista. Ele acompanhou os passos e a carreira profissional do genitor, se tornou policial militar. Juntos, chegaram a representar a corporação em competições oficiais. A paixão levou Moreira a investir suas economias e da esposa na criação do seu próprio Centro de Treinamento, uma espécie de parque olímpico rural, embora situado na periferia da cidade, próximo ao Lago dos Monólitos, onde, não fosse a poluição, poderia ser utilizado para provas de natação e até de caiaque. Mas, com criatividade, ele e um dos 11 irmãos, Edson Moreira, criaram os espaços necessários para a prática de corrida, de salto em altura, caixa de saltos, quadra de vôlei, pista atlética e até uma pequena piscina para hidroginástica e barras.

Como se trata de uma área de três hectares ao ar livre, os atletas ainda podem treinar em uma trilha de 600m com obstáculos. No local, há ainda um lago, atualmente seco, e um pomar com diversos tipos de frutas.

Esse sonho, recheado de desafios e de determinação, se concretizou graças ao apoio da família. Ele e o irmão se formaram em Educação Física e já treinam candidatos para os concursos de Agente Penitenciário do Estado e também para a Polícia Militar. Aos poucos, estão atraindo mais adeptos. Hoje, são mais de 30, entre homens, mulheres e crianças. A ideia é incentivar toda a família a participar, afinal, a superação não tem limites.

O irmão, Edson Moreira de Sousa, 56, é educador físico, radialista e cronista esportivo. Quando perdeu o emprego, não jogou a toalha. Encontrou logo uma opção, se tornou moto-taxista e foi com o pouco ganho do novo ofício que pagou a faculdade, conquistando o licenciamento.

Na medida em que vão tomando conhecimento da novidade, os moradores de Quixadá procuram o Centro de Treinamento da Tribo do Benjamim. Sobre o título, os dois irmãos Moreira explicam estar relacionado aos 12 irmãos da família, sendo seis homens e seis mulheres. Juntos, representam as 12 tribos de Israel, lideradas por Moisés pelo deserto da Península do Sinai. Elas são evangélicos.

Mais informações:

Tribo do Benjamim

BR-222 Km 98 - Quixadá

Proximidades do Lago dos Monólitos

Telefone: (88) 9 9968-4649

Enquete

Qual é o segredo da saúde?

Image-0-Artigo-2343622-1

"Não existe atividade mais saudável para o corpo humano do que uma boa corrida, mas é preciso se preparar e receber orientação adequada para praticar esse exercício. Ele é o primeiro, quando aprendemos a caminhar"

Edson Moreira de Sousa

Educador Físico

Image-1-Artigo-2343622-1

"Não adianta ter sucesso nos negócios e ser um fracasso na saúde. Para termos a mente sã também precisamos ter o corpo em boa forma. Poder alcançá-la, com a orientação de quem entende, nos dá mais segurança"

Luciena Liziane Pinto Teixeira

Empresária

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.