Shows

Expocrato promete ser o maior festival do N/NE

Com mais de 40 atrações, o evento ganha o reforço do novo Parque Pedro Felício Cavalcanti

O cantor Luan Santana foi uma das grandes atrações anunciadas, assim como o cearense Raimundo Fagner, que vai abrir a festa ( Foto: JL Rosa )
00:00 · 17.05.2018 por Antonio Rodrigues - Colaborador
Simone e Simaria, assim como Skank, Jorge e Mateus, Marília Mendoça e Xand Avião estão entre as muitas atrações anunciadas ( Foto: Marília Cabral )

Crato. Com a promessa de ser "o maior do Norte/Nordeste", foi lançado, ontem, o Festival Expocrato 2018, que será de 14 a 22 de julho. Com mais de 40 atrações, o evento ganha o reforço do Parque Pedro Felício Cavalcanti, que está sendo reformado. A mudança criou a expectativa de que o público aumente consideravelmente, assim como a feira de animais e as vendas.

A Expocrato chega à 67ª edição, ao longo de 74 anos, trazendo, em sua abertura, após 16 anos, o cantor cearense Raimundo Fagner. Além dele, outros grandes artistas nacionais, como Luan Santana, Skank, Simone e Simaria, Jorge e Mateus, Marília Mendoça e Xand Avião estarão se apresentando. O passaporte para todos os dias, em seu primeiro lote, custa de R$ 110 a R$ 900, até segunda-feira (21). A partir daí, os preços serão reajustados.

A Multi Entretenimento, Social Music, Arte Produções e Mega Som serão as responsáveis pelo festival e prometem uma mega estrutura com algumas novidades. Algumas delas são a roda gigante de 20m de altura, camarotes ampliados, lounge com palco, apresentações nos intervalos dos shows, praça de alimentação e um super palco. A área de shows contará com setores de preços específicos: Arena, Área Vip, Camarote Premium e Camarotes Corporativos.

"A gente promete fazer o melhor possível. Estamos há bastante tempo lutando para isso. Começamos a nos reunir com autoridades para traçar projetos de trânsito, segurança, saúde. Um evento desses tem que envolver todo mundo", conta o diretor do grupo Arte Produções, João Carlos Diógenes.

Outra novidade, neste ano, é a participação mínima de 30% de artistas da região do Cariri. A iniciativa partiu do prefeito de Crato, José Ailton Brasil, que, pela Câmara Municipal, criou Lei com um novo código tributário de desconto de 40% no imposto sobre serviço (ISS) para estes grupos.

Feira estruturada

Um dos organizadores do evento, Francisco Leitão, presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bio-Região de Araripe (Accoa), espera que a agropecuária tenha um aumento. "Já contatamos com amigos criadores e colegas de outras exposições, teremos um número superior", garante. Dez dias antes do evento dá para ter o número de animais expostos, mas Leitão acredita que haverá um terço a mais de caprinos, ovinos e bovinos, e crescimento de quatro vezes em equinos.

"Isso é resultado do engrandecimento da exposição de 2007 para cá. Passamos a ter exposições ranqueadas. Esse trabalho e a credibilidade é o que fortalece a cada ano", explica. Além do aumento, os criadores poderão encontrar melhor estrutura ao fim da reforma do Parque. Os armazéns terão banheiros e está sendo construído um alojamento para os tratadores, que terão mais conforto.

Os lojistas estão aguardando um aumento no número de visitantes na edição deste ano, a partir da ampliação do Parque de Eventos. O empresário Geraldo Pinheiro, um dos diretores da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), conta que o comércio espera um aumento de 15% nas vendas durante os nove dias. "A nossa expectativa, como empresário, é a melhor possível. O comércio da Expocrato só perde para o Natal. Com a ampliação, terá condições de receber mais pessoas. Ela crescendo, tudo que fica no entorno crescerá", afirma.

Turismo

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Crato, Luís Carlos Saraiva, conta que está fazendo parcerias com os guias turísticos e motoristas de van para levarem os visitantes da Expocrato para conhecerem a trilhas do Município. A ideia é também visitar pontos turísticos urbanos, como a estátua de Nossa Senhora de Fátima e o Seminário.

Enquete 

Qual a expectativa para a Feira?

"Com a revitalização, que venha a melhoria não só nele, mas na qualidade do serviço. A segurança, até na área dos shows, não era tão boa. Quem não estava no entorno, tinha problema de furtos"

Jodailson Alves
Gestor de RH

"A gente espera que seja um festival que saia da mesmice, mas não perca a tradição. Que possa manter o tradicional, mas também tenha inovação. O acesso ao parque era ruim, as vias ficavam lotadas, não tinha limpeza"

Michele Teixeira
Instrutora

Programação

14 de julho (sábado)

Fagner
Fábio Carneirinho
Eduarda Brasil

15 de julho (domingo)

Léo Magalhães
Júnior Vianna
Toca do Vale
Ítalo e Renno
Rafael Belo Xote
Ciço Bodim

16 de julho (segunda-feira)

Fábio Jr.
José Augusto
Forró Real
Jordean
Flávio Leandro

17 de julho (terça-feira)

Natiruts
Skank
Selvagens à Procura de Lei
Nação Miranda
Namoro Novo

18 de julho (quarta-feira)

Mastruz com Leite
Calcinha Preta
Limão com Mel
Noda de Caju
Érica Diniz

19 de julho (quinta-feira)

Gusttavo Lima
Marília Mendonça
Léo Santana
Solteirões do Forró
Bulé de Caminão

Dia 20 de julho (sexta-feira)

Xand Avião
Matheus & Kauan
Jetlag
Avine Vinny

21 de julho (sábado)

Jorge & Mateus
Simone e Simaria
Iohannes
Wallas Arrais
Vavá Pinheiro

Dia 22 de julho (domingo)

Jonas Esticado
Gustavo Mioto
Luan Santana
Vintage Culture
Devinho Novaes
Raphael Alencar

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.