Evento reúne bandas hardcore na Zona Norte - Regional - Diário do Nordeste

PÔR-DO-SOM

Evento reúne bandas hardcore na Zona Norte

09.08.2007

Durante a tarde de hoje, bandas locais e internacionais se apresentam no anfiteatro para firmar novos ritmos

Sobral. Música alternativa, esportes radicais e muitas manifestações do universo underground. Toda essa mistura acontece hoje, a partir das 17 horas, no anfiteatro da Margem Esquerda do Rio Acaraú, marcando o lançamento do projeto “Pôr-do-Som”. Na primeira edição do encontro, moradores da zona norte poderão conferir apresentação de quatro bandas: “The Nation Blue”, a nova promessa do rock australiano; “Jason”, banda carioca, ícone do hardcore nacional e que tem participação de Rodrigo Barba, ex-Los Hermanos; “O Garfo”, de Fortaleza e “Sobre o Fim”, natural de Sobral.

De acordo com uma das produtoras do evento, Maria Carvalho, o projeto pretende estabelecer ambiência favorável à juventude local, com caráter formativo. “Queremos proporcionar ao público jovem a ampliação de sua vivência musical, com referências, conceitos de espetáculos, novos ritmos, tendências e, conseqüentemente, o fortalecimento do senso crítico que possibilite a formação de organizações juvenis”, disse Maria Carvalho.

Os australianos do “The Nation Blue” estão há dez anos na estrada. A banda, formada inicialmente na Tasmânia, hoje é composta por Matt Welson (baixo), Dan Mckay (bateria) e Tom Lyngcoln (guitarra) e, no currículo, traz a participação na turnê da banda Foo Fighters, liderada por Dave Grohl.

Os cariocas do “Jason” cumprem a sétima turnê pelo Nordeste. Também com dez anos de estrada, o quarteto é um dos ícones do hardcore nacional e uma das bandas independentes que mais circulou por aqui, contabilizando cerca de 70 shows na região. Além disso, a banda leva na bagagem o livro “Jason 2001: Uma Odisséia na Europa”, escrito pelo guitarrista e único remanescente da formação original, Leonardo Panço, mostrando a saga durante a realização de três turnês européias rodando de Van.

Para a turnê nordestina, a “Jason” está composta por Anderson Raposo (voz), David (baixo) e Rodrigo Barba (bateria). No palco, “Jason” apresenta o repertório do novo disco “Regressão”, além dos álbuns “Odeia Eu” (1998), “Eu Sou Quase Fã de Mim Mesmo” (2000) e “Eu, Tu e Dênis”, lançado em 2002.

A banda “O Garfo”, que já foi definida como “a mistura de misturas”, “aberração cultural”, “música transgênica”, “post-eletro” e “pré-future”, desde março de 2007 apresenta o trabalho “A Cria de Frank Einstein”, primeiro EP do grupo, com previsão de lançamento para o final deste ano.

A sobralense “Sobre o Fim” objetiva integrar a melodia do hardcore com o peso do metal. A atual formação leva ao palco Zé Wellington (vocal), Hélder Lemos (guitarra), Emanuel Pinheiro (bateria) e Wellingson Leco (baixo). A banda está lançado o primeiro EP, “Prólogo”, produzido pelo selo independente Nocaute Discos, de Fortaleza.

“A ordem hoje é fugir da Rotina e conferir o projeto ´Pôr-do-Som´ com muita música alternativa, esportes radicais, grafitagem e diversas manifestações do undergrounde, além de um belíssimo pôr-do-sol”, ressalta Maria Carvalho.

O projeto “Pôr-do-Som na Margem Esquerda” é promovido pelas secretarias de Cultura e Turismo, Esporte e Juventude, Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA), com apoio do SESC, Casa do Rock Produções, Programa Rock Side, Hudson Fotógrafo e Adriano Mendes.

Mais informações: Pôr-do-Som
Anfiteatro da Margem Esquerda, ao lado do Museu Madi
A partir das 17 horas (grátis)
(88) 3611-2712 ou 9241-6356



Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999