Fundação Raimundo Fagner

Crianças tocam 'Glória', de Vivaldi

A orquestra de 80 crianças e adolescentes apresenta concerto clássico no sábado (9), em Orós, às 17h30; e em Icó, no dia 10, às 20h ( Foto: Rafael Vieira Rodrigues )
00:00 · 07.12.2017 por Honório Barbosa - Colaborador

Iguatu. A orquestra de 80 crianças e adolescentes da Fundação Raimundo Fagner apresenta concerto clássico com a obra "Glória", uma peça sacra de Vivaldi, neste sábado (9), na cidade de Orós, às 17h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; e em Icó, no dia 10, às 20h, no Teatro da Ribeira dos Icós, no Largo do Théberge.

A peça é resultado dos estudos sobre arte barroca. O concerto "Glória", de Vivaldi, traz uma rica experiência sobre o universo do compositor, combinando diferentes instrumentos, tempos e estilos. O concerto coloca em evidência características artísticas de Veneza, do século XVIII. Dentro do contexto histórico, a plateia poderá desfrutar de um contraste de sensações, resgatando a beleza e a grandiosidade do trabalho de Vivaldi. A direção, regência e coordenação é do maestro Ezequiel Moreira, com ensaios do maestro Nonato Vieira. O concerto é elaborado por 12 canções, formada pelos naipes da flauta doce, do coro e do violão. A peça musical "Glória em Ré Menor" proporcionará ao público 60 minutos de apreço à magnífica obra daquele que simboliza a essência da música barroca italiana.

Poder transformador

Criada em abril de 2000, na cidade de Orós, a Fundação Social Raimundo Fagner vem demonstrando o poder transformador da arte na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Parceira da Fundação Banco do Brasil/Programa AABB Comunidade, suas atividades chegaram à cidade de Fortaleza em 2003, no bairro do Parque Itamarati.

Nestes 17 anos de existência, a Fundação tem mostrado que é possível contribuir para resgate social dos jovens, gerando um ambiente de oportunidades e convivência artístico-cultural. Atualmente, atende a um público formado por 400 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos.

Desenvolve suas ações por meio do "Projeto Aprendendo com Arte", proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética por meio de oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas e se faz presente no dia a dia das 400 crianças e adolescentes atendidos nas cidades de Orós e Fortaleza.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.