POLÍTICA PÚBLICA

Crato é a “Capital da Cultura”

02:22 · 11.03.2004
( Antônio Vicelmo )
Crato (Sucursal) — O governador Lúcio Alcântara e a Secretária de Cultura do Estado, Cláudia Leitão, lançaram no Município o Projeto Capital da Cultura, uma iniciativa pioneira que tem como objetivo o incentivo e valorização das culturas regionais . O Crato, que já era conhecida como “Capital da Cultura do Cariri”, está sendo a primeira cidade a participar do projeto.

Lúcio Alcântara justificou que apontou o nome do Crato em razão da tradição cultural da cidade, que é muito forte. Ele anunciou que, a partir do próximo ano, será feito um edital, abrindo inscrições para as cidades se candidatarem ao título de “Capital da Cultura”. Será escolhida a cidade que oferecer maior potencial cultural. A partir de agora, todas as ações do governo no campo cultural serão direcionadas para o Crato.

O projeto foi lançado no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC), e contou com o show do guitarrista Lu Souza e do tecladista Dihelson Mendonça, acompanhados por suas bandas. Lu Souza foi o responsável pela formação do projeto Timbral que, há três anos, vem explorando a diversidade de timbres vocais e sonoros do universo do jazz e blues. Dihelson, que é cratense, é considerado um dos maiores “jazz-man” do Nordeste.

O show contou com a participação de dezenas de artistas do Crato e representantes de entidades culturais. Na oportunidade, foram anunciadas as ações propostas pela Secretaria de Cultura do Estado que serão desenvolvidas no Município ao longo de 2004. A primeira providência será um inventário do patrimônio material e imaterial do Cariri, tendo o Crato como sede e a cidade-piloto para o desenvolvimento do processo.

O projeto inclui o tombamento do edifício da Câmara Municipal do Crato, antiga cadeia pública, onde funciona hoje o Museu do Crato, Sítio Caldeirão e Estação Ferroviária do Crato. Na área das artes cênicas, estão previstas comemorações do Dia Mundial do Teatro, 27 de março, realização de cursos e oficinas de teatro, apresentação de espetáculos, cortejos de rua, palestras e debates.

Também haverá a VI Mostra SESC Cariri de Teatro, evento anual com duração de uma semana, que acontece, geralmente, na primeira quinzena de novembro. A Mostra é feita em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e conta com a apresentação de teatro, dança, música, pesquisa de linguagem, cursos, oficinas e debates.

Estão previstos ainda a realização de espetáculos de dança com grupos de Fortaleza, Crato e outras cidades do interior; cursos na área de danças com professores de Fortaleza e de outras cidades do Estado; realização de um intercâmbio entre Crato e o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga , com apresentações de espetáculos do Crato em Guaramiranga e do Festival de Guaramiranga em Crato.

Durante a realização do Cine Ceará, em junho, um extrato da programação será feito no Crato, com uma mostra de filmes, palestras e cursos sobre cinema e vídeo; e exibição de filmes que tenham como temática o universo do Cariri, ou que foram realizados na região. O projeto prevê a realização de festas juninas no Crato.

A Semana do Folclore, em agosto, será realizada com palestras, worshops, feiras e apresentações com grupos tradicionais populares. Haverá encontro de cordelistas do Ceará com ênfase para os residentes no Crato e na região.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.