Começam festas de São José - Regional - Diário do Nordeste

Padroeiro do Ceará

Começam festas de São José

10.03.2012

O papel de São José na formação da família é lembrado pela comunidade católica
O papel de São José na formação da família é lembrado pela comunidade católica
FOTO: RODRIGO CARVALHO
Iguatu. São José, padroeiro do Ceará, é um santo popular e de forte devoção entre os sertanejos. Os católicos começam a celebrar hoje, em todo o Estado, festas religiosas em louvor ao santo. As celebrações que incluem novenas, procissões, caminhadas, ofícios e missas prosseguem até o próximo dia 19, quando será feriado no Estado.

O período da celebração do novenário coincide com a época invernosa e, por isso, há preces ao padroeiro do Ceará para que ocorram boas chuvas. São José é padroeiro da Arquidiocese em Fortaleza, da Diocese de Iguatu e de 17 paróquias no Ceará, além de centenas de capelas espalhadas em vilas e distritos em todos os 184 Municípios.

Apesar de ser um santo popular, não há paróquias dedicadas a São José, nas dioceses de Crateús, Limoeiro do Norte e Sobral. A maior quantidade de paróquias que têm o pai adotivo de Jesus como padroeiro encontra-se na Arquidiocese de Fortaleza. São sete. Dentre elas, Aquiraz, que celebra São José de Ribamar. Lá, os festejos começaram ontem, com procissão e hasteamento da Bandeira do Santo. O tema do novenário é "Ide a José e fazei o que Ele vos disser". Em todas as paróquias que celebram São José, o novenário começa hoje e prossegue até o próximo dia 18. No dia 19, dedicado ao santo, haverá missas e procissões com a condução do andor e da imagem do padroeiro do Ceará pelas ruas da cidade.

A devoção ao padroeiro é crescente e traduz a religiosidade popular, a fé do católico e do sertanejo, em particular. São José é padroeiro da Diocese de Iguatu desde 1999, quando foi implantada a paróquia da Sé Catedral e construído o templo dedicado ao santo.

A cidade de Catarina, na região do Inhamuns, também celebra São José. Hoje à noite, haverá, na cidade de Iguatu, carreata com a condução da imagem do santo em um carro do Corpo de Bombeiros e em seguida a primeira noite de novena.

A festa religiosa é dirigida pelo padre Francisco Ernandir Alves Ferreira, pároco da Catedral. "O povo de Iguatu é religioso, participativo e atende ao chamado da Igreja", disse. "A participação dos devotos tem crescido muito nos últimos anos", diz.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

X Fechar

Desejas compartilhar o conteúdo do Diário do Nordeste?

Utilize o link da notícia ou as ferramentas presentes na página.