Começa 41ª Vaquejada de Missão Velha - Regional - Diário do Nordeste

TRADIÇÃO

Começa 41ª Vaquejada de Missão Velha

07.07.2008

Festejos terminam no próximo dia 11, quando estão previstas outras festas populares na região do Cariris

Missão Velha. Com o desfile de mais de dois mil vaqueiros foi aberta, no final de semana, a 41ª Vaquejada de Missão Velha e a Semana do Município. A programação será encerrada no dia 11, quando é comemorada a data de emancipação política do município. Este ano, as festas estão sendo centralizadas no Parque de Eventos, localizado ao lado do Parque de Vaquejadas. A programação foi aberta com a festa de escolha da Rainha da Vaquejada, Isabela Arrais Maia. Além da programação de shows com a participação das bandas Arreio de Ouro, Namoro, Novo e Harmonia do Samba, dentre outras. O momento também é propício para a realização de feiras de negócios, tendas eletrônicas e debates relacionados com a agroindústria da região. A vaquejada de Missão Velha abre oficialmente a programação de férias do Cariri com vaquejadas, exposições agropecuárias e festas religiosas.

Na próxima semana, tem início a vaquejada de Juazeiro do Norte, seguida da Expocrato, missa do vaqueiro de Serrita, festa da padroeira de Santana do Cariri, semana do município e vaquejada Brejo Santo. A partir da próxima semana, quando começa a vaquejada de Juazeiro, os hotéis da região estarão lotados. Os chalés e apartamentos dos clubes serranos de Crato e Barbalha foram reservados com um ano de antecedência. O ritmo de animação dos caririenses está sendo dado pelo município de Missão Velha, a porta de entrada do Cariri. O desfile de abertura da vaquejada contou com a participação das escolas do município. Cada uma levou a sua rainha, o que transformou o desfile dos vaqueiros numa passarela de mulheres bonitas. Esta semana, as atenções se voltam para o dia do município, a ser comemorado sexta-feira, com outro desfile cívico pelas principais ruas da cidade.

História

O nome do município Missão Velha tem origem nas primeiras missões de colonizadores do Cariri, no século XVIII. Essa expedição mineradora e administrada diretamente pelo Governo de Pernambucano assentou suas bases na antiga Missão dos Cariris Novos, empreendimento realizado pelos frades do Recife, então denominados de Capuchinhos da Penha. Esses frades, posteriormente transferidos para o sítio Santo Antônio, fundaram o segundo núcleo, dando-se a este o nome de Missão Nova.

Com o passar dos anos, Missão Velha e Missão Nova, depois de catequeticamente abandonadas, passaram ao domínio do remanescente inativo dos trabalhos de mineração. Em termos de colonização, constam como pioneiros e fundadores do povoado o Coronel João Corrêa Arnaud e sua numerosa prole, o que obviamente terá ocorrido no ano após 1758. A povoação, já sacralizada com o nome de Missão Velha, tem como registro de elevação à categoria de Distrito a Lei nº 1.120, de 8 de novembro de 1864. Foi elevada à categoria de Município provém da resolução Provincial de junho de 1931.

Mais informações:
Prefeitura Municipal de Missão Velha
Rua Santos Dumont, 64
Fone: (88) 3542-1251
Fax: (88) 3542-1251

ANTÔNIO VICELMO
Repórter




Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999