Matéria-670823

03:59 · 14.09.2009
Música

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato vai promover mais uma edição do Festival Cariri da Canção 2009. Este ano, as categorias incluem participação dos estudantes de Ensino Médio, cursinhos pré-vestibulares, cursos técnicos ou universitários, regularmente matriculados na rede de ensino das cidades de Barbalha, Crato, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri.

Café Campestre

Agricultores de Café Campestre, em Quixadá, receberam, na noite do último dia 8 de setembro, um trator do projeto de mecanização agrícola do governo do Estado. A maquina, conseguida por meio de um convênio entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a associação daquela comunidade, vai beneficiar 97 famílias de trabalhadores rurais, para fortalecer a economia.

Incentivo

Toda a comunidade compareceu ao evento de entrega da máquina e seus componentes, que custaram R$ 101.209,49. Os moradores, as lideranças locais e políticos quixadaenses puderam conferir o show dos repentistas João de Oliveira e Antonio Limeira. O chefe do Executivo, Rômulo Carneiro, lembrou que para receber o trator, a Prefeitura entrou com uma contrapartida: a construção da garagem.

Limoeiro do Norte. A Loja Maçônica Deus e Harmonia N° 13 promoveu, no início do mês, a campanha de combate ao câncer de próstata no Hospital Regional Dr. Lima Verde e no posto de saúde do bairro Antônio Holanda (Cidade Alta), beneficiando 500 homens. E para hoje, tanto pela manhã e à tarde, a campanha será levada à comunidade de Tomé, sob a coordenação do médico Osias Lima e advogado Abel Ferreira.

Mossoró (RN). O artista plástico Dorian Gray inaugurou uma exposição dos seus trabalhos que está funcionando no Memorial da Resistência, em Mossoró. Quase aos 80 anos de idade, Dorian integra uma geração de artistas que consolidou a arte moderna no Brasil. Já na década de 50, Dorian Gray organizou o primeiro Salão de Arte Moderna, em Natal (RN). A exposição dele em Mossoró mostra uma trajetória de sua arte ao longo de sua vida. Dentre as preciosidades, há seis ilustrações executadas em aquarela pelo autor.

Russas. A Secretaria Municipal da Saúde lançou a 2ª Fase da Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra a Poliomielite, cujo Slogan é "Não dá pra vacilar, mais uma vez tem que vacinar". Pais e responsáveis devem levar todas as crianças com menos de cinco anos para tomarem a 2ª dose, até mesmo as que não tomaram a 1ª. Em Russas, todo dia é dia de vacinação nos postos do Programa Saúde da Família (PSF). A ação acontecerá em todo o território nacional no próximo dia 19 de Setembro, dia D da Campanha. Ao tomar a vacina, os pais asseguram melhor qualidade de vida aos filhos e os protegem contra a paralisia.

Futebol

Incentivo ao esporte é uma das prioridades na gestão municipal de Ocara. Recentemente, o prefeito Leonildo Peixoto esteve presente no tradicional Torneio de Futebol João Brindeiro. O evento é realizado anualmente na localidade de Bolas, em Ocara. O tradicional torneio, que completa 24 anos de realização, reuniu 32 equipes participantes. O time de Jurema dos Vieiras sagrou-se campeão, seguido dos times de Nova Russas, Aracoiaba, Arisco Grande, Renascer.

Patativa

O caminhão do projeto "Patativa Encanta em Todo Canto" está no Cariri cearense. Hoje e amanhã, o caminhão permanece em Assaré, depois segue para Campos Sales, nos dias 16 e 17. Juazeiro do Norte foi nos dias 12 e 13. Com a chegada do caminhão adaptado, a população tem acesso gratuito à vida e obra de Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares do Brasil. O projeto "Patativa do Assaré Encanta em todo Canto" é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com promoção da Fundação Memorial Patativa do Assaré. Informações: (85) 3101.6763.

Inova

O V Seminário da Inovação Tecnológica do Nordeste (Inova 2009), que acontecerá entre os dias 21 e 23 de setembro, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza, irá apresentar trabalhos e projetos científicos que propõem impulsionar o setor empresarial da região por meio da aquisição de conhecimento e de atualização com os novos modelos de gestão de processos e produção, criando oportunidades e expandindo negócios. Um desses trabalhos é o da Universidade Estadual Vale do Acaraú, de Sobral, com o projeto "Incorporação de Fibras de Pneus Inservíveis no Concreto para Obtenção de um Material Alternativo na Construção Civil". Ao todo serão 30 trabalhos que destacam as inovações tecnológicas em distintas áreas. A realização do evento é da Fiec e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), com promoção e organização da Dinâmica Eventos. Informações: www.dinamicaeventos.com.br/inova.

Educação

Na noite da última terça-feira, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, lançou, no Teatro Pedro Lima Verde, a 2ª edição do Curso Força Jovem. Durante o segundo semestre, 350 jovens iguatuenses estarão todas as noites na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado, participando de um programa que tem como objetivo de realizar ações complementares nas áreas do conhecimento, seja por meio de cursos, aulas de reforço escolar e acompanhamento das informações dos alunos beneficiários do Bolsa Família e seus respectivos familiares.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.