Sobral

Cidade emana cultura entre moradores e visitantes

Apontada três vezes pelo Financial Times, como uma das 10 cidades do futuro da América Latina, também é berço de figuras ilustres em diversas áreas
00:00 · 05.07.2018

Sobral. Conhecida internacionalmente por ter sido o local de comprovação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, em1919, a Cidade antecipou as comemorações do centenário do eclipse, no fim de maio último, dando início a uma série de atividades que se estenderão até o dia 29 de maio de 2019, quando se completam os cem anos da comprovação. Nessa data, o Museu do Eclipse, construído em memória da importante constatação, e que passa por reformas, será reaberto aos moradores para visitação pública.

> Município de Sobral celebra 245 anos de muitas histórias 

O equipamento, assim como o Planetário de Sobral, faz parte do complexo de museus da cidade, que oferece um roteiro bastante diversificado aos seus visitantes, com programação semanal no Museu Dom José, terceiro em número de artes sacras no Brasil; o Museu Madi, inaugurado em 2005, com obras de artistas internacionais renomados; a Pinacoteca de Sobral; e a Casa da Cultura, que também oferece variadas exposições.

Apontada por três vezes, entre os anos de 2011 e 2018, pelo guia de investimentos estrangeiros, editado pelo grupo jornalístico britânico Financial Times, como uma das 10 cidades do futuro da América Latina, em seu número de habitantes, a cidade também é berço de figuras ilustres, que se destacam em diversas áreas.

Ilustres

"Daqui, saíram dom José Tupinambá da Frota, nosso primeiro bispo, um visionário que implantou boa parte da infraestrutura que ainda temos hoje, além de revolucionar diversas áreas, como Educação, Cultura e Urbanismo; o escritor Domingos Olímpio; o cantor e compositor Belchior; políticos renomados; e mulheres de grande expressão, como Maria Tomásia, abolicionista sobralense", enumera Francisco Aragão Prado, presidente do Centro Cultural Dom José, criado há 30 anos, e que luta pela preservação da história do Município de Sobral.

Parabéns

Para os irmãos gêmeos Domenico Sávio e Danilo Rocha Cavalcante, que trocaram Fortaleza pela Princesinha do Norte, há muitos anos, os parabéns ao longo desta quinta-feira, feriado municipal, serão mais amplos, pois os dois completam 59 anos, juntamente com as comemorações da emancipação política do Município.

"É emocionante aniversariar com a Cidade que nos acolheu e nos deu oportunidades. O que ainda me encanta aqui é a paisagem linda, além do encontro que temos com a cultura, as artes e as letras. Isso é o que mais me fascina", diz o advogado Danilo, ao lado do irmão, professor universitário.

"Para mim, Sobral é Sol, é luz, porque, quem aqui chega, encontra qualidade de vida e muito calor humano. A apesar de suas dificuldades, a Cidade tem avançado muito e aberto suas portas a quem aqui chega", confidencia, emocionado, Domenico Sávio Cavalcante.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.