Funceme

Chuvas já superaram a média do mês ontem

00:00 · 20.04.2018

Sobral. As chuvas banharam 36 municípios, das 7h de quarta-feira às 7h de ontem, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os municípios de Baixio (47mm), Umari (42 mm) e Lavras da Mangabeira (36mm) registraram as maiores precipitações. Apesar da variação milimétrica, neste mês de abril, até ontem, foi registrada uma média de 189,1 mm, quando a média do mês inteiro é 188mm, com desvio positivo de 0,6%, bem diferente do volume inferior à média, alcançado no mês todo, no ano passado.

Calamidade

Em Juazeiro do Norte, na segunda-feira (16), o prefeito Arnon Bezerra decretou Situação de Emergência, por contas das fortes chuvas deste mês. O documento afirma que as precipitações ocasionaram o rompimento de estradas de acesso e a inundação de inúmeros logradouros públicos. Durante o período de vigência do decreto, 180 dias, o chefe do Poder Executivo poderá realizar a contração de serviços e aquisição de materiais para reverter os efeitos da chuva, conforme as regras previstas pela Lei Federal Nº 8.666/93.

Açudes

Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Ceará contabiliza, atualmente, 20 açudes sangrando, sete com volume acima de 90%, e outros 87, ainda abaixo dos 30% de volume, sendo sete secos. Na lista dos reservatórios que sangraram, estão o Acaraú Mirim, São Vicente, Caldeirões, São José I, Angicos, Diamantino II, Itaúna, Tucunduba, Várzea da Volta, Itapajé, Gameleira, Quandú, Miraíma, Cocó, Germinal, Itapebussu, Maranguapinho, Tijuquinha, Barragem do Batalhão e Colina.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.