Meteorologia

Chuvas em 55 municípios do CE

00:00 · 16.01.2018 por Alex Pimentel - Colaborador

Quixadá A semana começou no Estado com a regularidade meteorológica dos últimos dias, dessa vez com chuvas em 55 municípios. O maior registro, de domingo para esta segunda-feira, foi em Potengi, na Chapada do Araripe, com 47mm. Saboeiro, no Sertão dos Inhamuns, veio em seguida, com 30mm e Granja, no extremo norte, 28mm. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Segundo o órgão, as chuvas deste período estão associadas à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12Km de altura, característico da Pré-Estação, que teve início em dezembro e vai até o fim deste mês, mas costuma atuar até fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa no Estado.

Para os próximos dias, a Funceme prevê novas precipitações sobre o Ceará. Nesta terça-feira há possibilidade de chuva isolada na região jaguaribana, no sul e na faixa litorânea. Nas demais regiões, o céu deverá permanecer parcialmente nublado no decorrer do dia, como no Sertão Central, onde a média pluviométrica na primeira quinzena de janeiro foi de 22,7mm. No Cariri, já choveu 48,5mm. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.