Funceme

Chuvas continuam fracas no Estado

00:00 · 21.04.2017 por Alex Pimentel - Colaborador

Quixadá. Nesta quinta-feira, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 48 municípios. A maior precipitação foi registrada em Ererê, na Região Jaguaribana, com 62mm. Entretanto, de acordo com o mapa de chuvas da Funceme, ontem, as maiores concentrações de nuvens foi no oeste do Estado, onde em Chaval o pluviômetro registrou 55mm.

A escassez de chuvas continua, sendo o seu principal fator o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa do Ceará e de todo o Nordeste. Esse fenômeno é o principal indutor de chuvas nesta região do País. Esse quadro deve continuar neste feriado de 21 de abril. Possibilidade de chuvas, e mesmo assim isoladas, somente no Centro-Sul. Para amanhã, os meteorologistas são mais otimistas. A previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todo o Estado.

Essa é a expectativa de quem arou a terra e iniciou o plantio nos roçados. A interrupção das chuvas, com intervalos prolongados, conhecida popularmente como veranicos, prejudica as lavouras. As pragas das lagartas voltam a atacar. Faltando dez dias para o encerramento do mês, o desvio da média histórica de chuvas ainda é negativo em todas as regiões do Ceará.

De quarta para ontem, foram registrados aportes em 42 açudes dos 153 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que acumulam atualmente 12,29% do volume. Dez deles seguem sangrando, sendo que 105 estão abaixo de 30%, incluindo 40 no volume morto e 17 secos. (A.P.)

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.