Fim de semana

Choveu 110 mm em Juazeiro

00:00 · 09.01.2018 por Antonio Rodrigues - Colaborador
Image-0-Artigo-2347308-1
A água tomou conta da ciclovia da Avenida Leandro Bezerra de Menezes, em Juazeiro ( Foto: Antonio Rodrigues )

Juazeiro do Norte. Por três dias seguidos o Município registrou chuvas superiores a todos os outros locais do Cariri cearense. A maior delas foi na madrugada do domingo, 54,5mm. Entre o sábado e segunda-feira, o volume de água que caiu na Terra do Padre Cícero chegou a mais 110mm. Com elas, muitos problemas surgiram na cidade.

No domingo, muitas avenidas ficaram alagadas. Os maiores problema aconteceram nas vias que ligam Juazeiro do Norte às duas principais cidades vizinhas: Barbalha e Crato. Na Avenida Leão Sampaio, no bairro Lagoa Seca, a água chegou ao capô dos veículos durante a madrugada. Três deles foram deixados por lá. Na Avenida Padre Cícero, no bairro São José, grande volume de água se acumulou.

A chuva também evidenciou problemas na estrutura das escolas do Município. Em duas delas, os bueiros e calhas entupidos fizeram a água invadir o pátio. Na Escola Maria de Lourdes Lopes de Sousa, na Vila Três Marias, o teto apresentou rachadura no forro com risco de queda de uma lâmpada. Os estudantes foram deslocados para outra sala.

Segundo a secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto, apesar das chuvas, não houve prejuízos em relação às aulas. Mesmo assim, as duas escolas receberam agentes de serviços para sanar os problemas. As demais unidades estão funcionando normalmente.

Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura afirmou que foi colocada em prática a Operação Inverno, planejada desde outubro passado para criar soluções paliativas. As vias mais críticas estão recebendo serviços pontuais de desobstrução, com a recuperação das tampas de galeria, levantamento das bocas de lobo e serviços de terraplanagem para recuperação das vias com pavimento em asfalto.

Também foi criado um mutirão de capinação e desobstrução de canaletas, sarjetas, bocas de lobo e bueiros em vários bairros, para que a água possa escoar sem provocar alagamentos. Além disso, a Prefeitura iniciará processos licitatórios para as drenagens na Avenida Padre Cícero e na Avenida Leão Sampaio.

Granizo

Também no Cariri, foi registrado, na tarde do sábado, chuva de granizo, na comunidade de Pimenteira, em Santana do Cariri, que fica a cerca de 25Km da sede do Município. O fato inusitado também aconteceu em Massapê, na Zona Norte do Ceará. Este é o terceiro caso de deste tipo de fenômeno no Estado na pré-estação chuvosa. Antes, foi em Parambu, no Sertão dos Inhamuns, em dezembro.

Segundo o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, sempre que está no período chuvoso é possível de acontecer as chuvas de granizo, mas, no Ceará, por ter temperaturas mais elevadas, é raro.

Previsão

Segundo a Funceme, há possibilidade de chuva nesta terça-feira, ao longo do dia, em várias regiões do Estado. Amanhã, todas as regiões apresentarão nebulosidade variável, podendo haver precipitações no Centro-Sul e na Serra da Ibiapaba.

arte

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.