BALANÇO

Cerca de 400 mil pessoas passaram pela Expocrato

A estimativa é que a movimentação financeira gire em torno do registrado em 2016, cerca de R$ 50 milhões

De acordo com os organizadores da feira, o sábado e domingo foram os dias com o maior fluxo de visitantes. Estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham passado pelo parque no fim de semana ( Foto: André Costa )
00:00 · 17.07.2017 por André Costa - Colaborador

Crato. Da mesma forma em que começou, a 66ª edição da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato-2017) foi encerrada: com uma multidão nos corredores do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, situado no bairro Pimenta, neste Município. Sábado e domingo foram, segundo os organizadores do evento, os dois dias com maior fluxo de visitantes registrados. Estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham passado pelo parque no fim de semana. Durante os oito dias de feira, a estimativa de público foi superior a 400 mil visitantes.

O encerramento oficial da feira, considerada a maior do Estado e uma das maiores do gênero em todo o País, aconteceu na manhã deste domingo (16). Ao meio-dia, o Presidente do Grupo Gestor do Evento, Luiz Gonzaga de Melo, fez um breve discurso no Picadeiro, para uma plateia formada basicamente por criadores, expositores e tratadores, e encerrou a exposição mostrando-se feliz com o volume de vendas e a quantidade de pessoas que visitaram o parque ao longo dos oito dias de evento. Ainda durante a cerimônia, Gonzaga premiou os criadores que se destacaram com seus animais.

O sucesso de uma das maiores feiras agropecuárias do Nordeste pode ser medida pela presença de expositores de diferentes regiões do País, conforme avalia a organização da Expocrato. Considerada cada vez mais uma vitrine de negócios, os expositores que outrora vinham geralmente do Norte e Nordeste, este ano, também surgiram da região Sudeste, o que evidencia a importância do evento agropecuário. Os números oficiais da movimentação financeira em torno de todos os setores devem ser divulgados ao longo da semana. Estima-se que o montante gire em torno do registrado em 2016, quando foi comercializado cerca de R$ 50 milhões.

Tradição

Em 2017, a Exposição completou 73 anos de criação, dos quais 66 destes foram realizados no Parque Pedro Felício, numa área com mais de 2,5 milhões de hectares, dividido entre o local dos shows e o setor para exposição de bovinos, equinos e caprinos.

Para os animais, foram destinados 10 galpões com mais de 400 baias. Além dos equinos, caprinos e bovinos, a feira contou com a inédita exposição de répteis exóticos, como jacarés, jiboias, píton e lagartos. Outra novidade desta edição foi a exposição nacional de cavalos da raça Campolina, considerada uma linhagem nobre de equinos marchadores.

O que não é novidade durante a Exporato é o tradicional engenho de cana-de-açúcar, presente na feira há 17 anos. O espaço mais uma vez recebeu um grande número de pessoas. O mel de engenho, rapadura, alfenim e a conhecida "garapa" foram os mais procurados. Em outros stands, os visitantes também puderam adquirir peças de vestuário, bijuterias e outros objetos artesanais, produzidos com couro, alumínio e madeira.

Shows

Durante os oito dias de evento, se apresentaram 28 bandas. Os ritmos foram variados e para todos os gostos, desde o tradicional forró ao reggae, rock, e sertanejo universitário. Somente no fim de semana, com os shows de Wesley Safadão e Ivete Sangalo, no sábado, e Jorge e Matheus, no domingo, mais 50 mil pessoas marcaram presença.

Ontem, a carioca Flávia Castro, fã de Wesley, ganhou uma viagem de balão com o astro forrozeiro. A promoção "No balão com o Safadão", contou com milhares de participantes em todo o Brasil. Sortuda, ela conta que cadastrou apenas um código e foi sorteada. Flávia visitou, ao lado de uma amiga, o Cariri pela primeira vez e conheceu seu ídolo. "Ele é ainda mais maravilhoso pessoalmente", disse emocionada a fã do forrozeiro.

Transmissão

A TV Verdes Mares, emissora oficial da ExpoCrato 2017, realizou uma cobertura especial do evento pelo terceiro ano consecutivo. As TVs Verdes Mares e Verdes Mares Cariri exibiram matérias nos programas jornalísticos e flashes durante toda sua programação ao longo da semana do evento. Nos três últimos dias, houve ainda transmissão ao vivo dos shows.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.