nesta quarta-feira

BNB sedia pré-lançamento de livro sobre políticas hídricas

00:00 · 04.04.2018
Image-0-Artigo-2382933-1
O livro é resultado de quatro anos de pesquisa da jornalista Catarina Buriti e do meteorologista Humberto Barbosa

Iguatu. Hoje, a partir das 9h, no miniauditório do Centro de Treinamento do Banco do Nordeste (BNB), no Passaré, em Fortaleza, haverá o pré-lançamento do livro "Um século de secas: por que as políticas hídricas não transformaram o Semiárido brasileiro?", da jornalista Catarina Buriti e do meteorologista Humberto Barbosa.

O evento será realizado durante a oficina temática "Desafios para o Desenvolvimento Agricultura Sustentável: Bioma Caatinga", realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A obra é interdisciplinar e trata da história de mais de um século de secas no Semiárido brasileiro. A pesquisa abrangeu desde as primeiras políticas de açudagem, para o que se entendia, no início do século XX, como "combate à seca", passando pela piscicultura, irrigação, políticas de desenvolvimento econômico, até a construção de cisternas e o Projeto de Integração do Rio São Francisco.

"Todas as informações estão documentadas, houve intensas pesquisas nos arquivos do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas)", frisa o meteorologista Humberto Barbosa. "As políticas públicas para a região precisam ser revistas, a água foi acumulada, mas, por si só não mudam a realidade econômica e social. O problema não é só trazer água".

Os autores propõem tecnologias modernas de convivência com o Semiárido, uso racional da água, adequado manejo de culturas e criação de animais. "As mudanças vieram muito rápida, a crise hídrica está presente e a tendência é de se agravar a cada ano", afirma Barbosa.

Mais informações:

Pré-Lançamento: "Um século de secas: por que as políticas hídricas não transformaram o Semiárido brasileiro?"
Local: BNB - Passaré / Horário: 9h

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.